Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 14 promete acabar com falta de internet em áreas remotas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Setembro de 2022 às 11h20

Link copiado!

(Imagem: Rami Al-zayat via Unsplash)
(Imagem: Rami Al-zayat via Unsplash)

O Android 14 oferecerá suporte à conexão por satélite para ajudar na democratização da internet no mundo. A informação foi repassada pelo vice-presidente sênior de plataformas e ecossistemas do Google, Hiroshi Lockheimer, na quinta-feira (1). A ideia seria unir esforços dos desenvolvedores do sistema operacional à T-Mobile (empresa de telefonia) e à SpaceX para acabar com as chamadas "zonas mortas".

A conexão via satélite seria realizada diretamente com o Starlink V2, eliminando assim necessidade de espalhar torres de telefonia celular pelas cidades. Esse modelo antigo de distribuição privilegia os moradores das grandes cidades e deixa pessoas da zona rural ou de áreas remotas sem internet móvel.

Continua após a publicidade

Lockheimer prometeu que a experiência do usuário seria totalmente reformulada com esse novo método de acesso. Ainda não está claro, quais seriam os benefícios nem se questões ambientais, como chuvas e nevascas, poderiam influenciar na velocidade da ligação.

O executivo relembrou o primeiro lançamento da empresa, em 2008, quando era difícil fazer os telefones funcionarem com a tecnologia 3G e Wi-Fi ao mesmo tempo. Na época, os principais aparelhos, tablets em especial, eram vendidos somente com suporte a internet móvel ou apenas com internet sem fio. Modelos que exigiam Wi-Fi eram mais baratos, mas ficavam dependentes de um ponto de acesso para se conectar.

iPhone também poderia ter conexão via satélite

Rumores recentes apontam que a conectividade via satélite também poderia funcionar no novíssimo iPhone 14. A Apple já teria até concluído o teste de hardware, com o propósito de fazer eventuais ajustes antes dos celulares passarem à fase da produção em massa.

Continua após a publicidade

Se isso for verdade, o iOS 16 também seria compatível, deixando os dois principais sistemas operacionais móveis do planeta preparados para a ligação ao Starlink V2 no próximo ano. Não há, por enquanto, nenhuma informação oficial da gigante de Cupertino sobre isso, logo apenas o Google está confirmado.

Elon Musk tuitou recentemente sobre o progresso do novo satélite da SpaceX. Segundo ele, a velocidade de conexão deve ficar entre 2 e 4 MBits por área. Não chega nem próximo do potencial do 5G, mas seria suficiente para envio de mensagens de texto e realização de chamadas de voz.

A expectativa é de oferecimento inicial do acesso sem fio à web em partes remotas dos Estados Unidos. Em seguida, a T-Mobile ofereceria o suporte a mensagens de texto até o fim do segundo semestre de 2023. Após a total implementação, viria a oferta de serviços de voz e dados, possivelmente a partir de 2024.

Continua após a publicidade

O Android 13 foi lançado pelo Google em agosto de 2022, mas os desenvolvedores já planejam a versão 14. O primeiro beta deve ser testado em abril de 2023, portanto é muito provável que a equipe já esteja a postos para deixar o suporte à conexão via satélite pronto.