Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 14 poderá usar flash da câmera para notificação

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Março de 2023 às 16h05

Link copiado!

Unsplash/De an Sun
Unsplash/De an Sun

A segunda prévia para desenvolvedores do Android 14 trouxe um novo recurso de acessibilidade chamado Flash Notifications. O utilitário fornece duas maneiras de visualizar as notificações recebidas na tela do celular, com o propósito de otimizar os alertas, mesmo quando o usuário está com outro aplicativo em tela cheia.

A primeira é o uso da luz da câmera para avisar quando chegou uma notificação no celular. O LED traseiro deverá acender e apagar, o que chamará a atenção sem a necessidade de fechar o app em primeiro plano ou se a pessoa estiver com o aparelho sobre a mesa.

Segundo o especialista Mishaal Rahman, a luz vai piscar apenas duas vezes para emitir um alerta. Esse modelo lembra a antiga opção do Android de deixar o flash piscando indefinidamente quando alguém recebia uma chamada, mas deve ser mais simples — inclusive para economizar a bateria do smartphone.

Continua após a publicidade

Tela colorida para avisar sobre notificação

A segunda maneira é fisicamente mais discreta, mas pode chamar mais atenção do usuário: a tela piscaria com uma coloração diferente sempre que um alerta for enviado ao aparelho. A ideia é funcionar como um filtro semitransparente que mudaria temporariamente a tonalidade do display para a cor escolhida.

Pelo print, dá para entender que a coloração será aplicada na tela inteira, mas isso ainda não está 100% confirmado. Rahman acredita que apenas o topo da tela mudaria de cor, porém é difícil prever como funcionaria na prática.

Continua após a publicidade

O Google avisa que a funcionalidade não deve ser ativada se o usuário tiver sensibilidade à luz. Luzes piscantes podem causar desconforto e desencadear casos de epilepsia, então só pode ser utilizado porque não apresenta fotossensibilidade.

Este modelo pode ser implemento na versão final do Android 14 para ajudar pessoas com deficiência a notar os alertas e alarmes de som. Com a tela mudando de cor ou com o flash piscando, não será preciso estar com o aparelho nas mãos para saber se chegou algo importante.

Android 14 terá boas novidades

O Android 14 Developer Preview 2 traz outras novidades igualmente interessantes como o descarte de notificações com um simples toque e o novo seletor de fotos que restringe o acesso de apps não autorizados. Por enquanto, apenas profissionais que criam apps e possuem celulares da linha Pixel (a partir do modelo 4a) têm acesso ao Android 14 DP2.

Continua após a publicidade

A nova versão do sistema operacional deve permitir login com duas contas no mesmo app, o que deve auxiliar quem usa redes sociais. O Android 14 também possibilitará a desinstalação do celular os aplicativos instalados de fábrica, os famosos bloatwares.

Não há previsão ainda de quando uma versão Beta aberta será disponibilizada. É provável que mais detalhes sejam revelados durante a conferência Google I/O 2023, prevista para o dia 10 de maio de 2023.