Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova prévia Android 14 traz seletor de fotos refinado e aviso de print

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Março de 2023 às 16h06

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google lançou a segunda versão prévia para desenvolvedores do Android 14 nesta quarta-feira (8). A atualização Developer Preview 2 (DP2) introduz um conjunto importante de novidades ao sistema operacional do Google, incluindo permissões mais granulares para o compartilhamento de fotos com aplicativos e detector de print para aplicativos.

Novidades do Android 14 DP2

Permissões para fotos mais granular

Continua após a publicidade

A primeira das mudanças ressaltadas pelo Google é o seletor de fotos retrabalhado do Android 14. Agora, usuários poderão restringir o acesso de aplicativos somente a algumas fotos da galeria, em vez de compartilhar todas as mídias internas na hora de usar uma foto ou outra.

Essa mudança foi vista pela primeira vez no Android 13, lançado no ano passado, mas se tornou permanente no Android 14. As novas opções de permissões são:

  • Selecionar fotos e vídeos específicos: o usuário escolhe mídias específicas que eles querem disponibilizar para o app
  • Permitir tudo: fornece acesso total às mídias do celular ao aplicativo
  • Não permitir: nenhuma foto ou vídeo é compartilhado com o app
Continua após a publicidade

Aviso de print

Num esforço para incrementar a segurança e privacidade, o Android 14 DP2 permite que aplicativos avisem quando detectarem um print. O recurso trabalha com a API de capturas de tela do Android permitindo que o app avise quando um print for registrado.

Mudanças em notificações persistentes

Continua após a publicidade

Há bastante tempo, o Android permite que apps enviem notificações persistentes — aquelas que não dá para excluir. No Android 14 DP2, o comportamento desses avisos mudou, e usuários enfim poderão dispensar os recados manualmente.

Trata-se de uma melhoria de qualidade de vida para o usuário que, por vezes, pode ser incomodado com avisos persistentes desnecessários. Vale ressaltar, porém, que essas notificações ainda terão comportamento diferenciado: elas não serão excluídas ao selecionar o botão "Dispensar todas" ou sem desbloquear o aparelho.

Preferências regionais

O Android 14 permitirá definir preferências de unidades de medida (temperatura, por exemplo), formato de data e hora, números com base na região. Aplicativos poderão consultar essas escolhas para ajustar a exibição de dados automaticamente.

Continua após a publicidade

Apps podem matar os próprios processos

Uma mudança estrutural que deve ser importante para aplicativos é a permissão de matar os próprios processos em segundo plano. O Android 14 DP2 conta com uma nova função numa API que, quando chamada por um app, permite excluir a atividade secundária dele mesmo.

Ajustes no login sem senha

Continua após a publicidade

O mecanismo de login sem senha do Android 14 recebeu ajustes em interface e API baseados no feedback de desenvolvedores que testaram a versão DP1.

Melhorias para lojas de apps

O Android 14 DP2 enfim permite que lojas de apps de terceiros (qualquer uma que não seja a Play Store) instalem atualizações de programas no celular. A adição tira a dependência do ecossistema do Google para fazer funções básicas, como entregar updates automáticos.

Distribuição automática para testadores

Continua após a publicidade

O Android 14 DP2 é distribuído de forma automática e gradativa entre os desenvolvedores inscritos no programa de testes. Na linha Pixel, a entrega acontece via OTA, portanto, o sistema avisará quando a atualização estiver disponível para baixar e instalar.