Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 14 vai deixar excluir apps instalados de fábrica no celular

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Fevereiro de 2023 às 11h16

Link copiado!

Kham Tran/Visualhunt
Kham Tran/Visualhunt

O Android 14 permitirá que você desinstale do celular os aplicativos instalados de fábrica (os famosos bloatwares). Um menu oculto encontrado na prévia para desenvolvedores liberada ontem (8) reunirá esses programas.

A seção “Aplicativos instalados em segundo plano” mostrará todos os programas instalados por fabricantes ou operadoras de telefonia que “não são necessários para o funcionamento normal do celular”. O menu informa que você poderá “desinstalar os aplicativos que não desejar”.

Continua após a publicidade

Porém, a área está bem escondida no Android 14 DP1: segundo o site XDA Developers, o menu fica numa versão alternativa das Configurações do sistema chamada “Spa”, habilitável através de duas flags (recursos experimentais) do SO.

De acordo com o site, a seção secreta das Configurações é alimentada por um novo serviço do Android chamado “Background Install Control” (“Controle de instalações em segundo plano”, em tradução livre). O recurso foi flagrado meses atrás no repositório de código do Google e, de acordo com as observações encontradas na época, ele será importante para o funcionamento de recursos do Android 14 e “Android V”, como seria conhecido o Android 15 atualmente.

Recurso experimental

O Android 14 está em fase bastante preliminar e tem poucas novidades conhecidas — o que é esperado para uma prévia para desenvolvedores. Apesar de ser uma descoberta importante, o menu "Apps instalados em segundo plano" pode não estar presente na versão final do sistema operacional, caso o Google perceba que a adição do recurso não seja interessante.

Continua após a publicidade

Quando lança o Android 14?

O Android 14 não tem data oficial de lançamento, porém se o Google seguir a tradição, ele estreará em setembro deste ano. Atualmente, a prévia para desenvolvedores está disponível exclusivamente para celulares da linha Pixel.

Fonte: XDA Developers