Publicidade

Android 14 vai permitir login com duas contas no mesmo app

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Fevereiro de 2023 às 11h11

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O Google pode permitir a abertura de duas instâncias de um mesmo aplicativo instalado no Android 14. Alguns traços encontrados no código da primeira versão do sistema mostram um sinalizador que ativa um recurso de "apps clonados" nas configurações.

A descoberta foi feita pelo especialista Mishaal Rahman. Ele investigou os detalhes usando técnicas de engenharia reversa para encontrar a opção camuflada, um indicativo de ser algo ainda não finalizado.

Continua após a publicidade

Se isso for verdade, o sistema passaria a oferecer uma maneira nativa de se manter múltiplas versões de um aplicativo no celular. Uma das maiores limitações do Android é a impossibilidade de se abrir duas contas do WhatsApp ou de redes sociais, por exemplo.

A única forma de usar a solução é reverter o sinalizador e usar ferramentas de desenvolvedor para clonar os aplicativos desejados um a um. É um processo complexo que deve ser simplificado futuramente, caso contrário geraria muita dificuldade para o usuário comum. Segundo Rahman, há alguns problemas para o Android diferenciar as contas, então a pessoa acaba abrindo a errada eventualmente.

Android 14 e a execução de duas ou mais instâncias

Continua após a publicidade

Algumas versões modificadas do Android até permitem isso, assim como uma centena de apps na Play Store que prometem tal recurso. A maioria não funciona ou está lá apenas para roubar os seus dados, portanto existe um certo temor quanto ao uso.

É natural que os desenvolvedores queiram solucionar a falha para oferecer algo funcional e mais seguro. Mas como o recurso ainda não foi mostrado publicamente, é impossível saber como vai funcionar na prática ou se será implementado para valer na versão final do sistema. Alguns testes do Google não evoluem como o esperado e acabam descartados ou postergados para outras versões do Android.

Muitas novidades sobre o Android 14 devem começar a aparecer a partir de agora, já que a prévia foi lançada ontem (8). Trata-se de uma compilação destinada exclusivamente para desenvolvedores interessados em conhecer os planos do Google para o sistema operacional, então muita coisa pode mudar até o segundo semestre de 2023, quando está previsto o lançamento final.