Publicidade

Android 13 terá área de transferência com editor próprio; entenda

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Abril de 2022 às 10h05

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

A primeira beta do Android 13 liberada ontem (26) colocou para funcionar a nova Área de Transferência do sistema. Mais robusta, a ferramenta tem editor próprio e permite modificar o trecho de texto ou a imagem copiados num editor próprio, dispensando a necessidade de fazer retoques finais somente no app de destino.

  • Google libera primeira versão beta do Android 13 para o público
  • Moto G100 finalmente começa a receber o Android 12

Na prática, as modificações são bem mais práticas do que antes — e, de quebra, a Área de Transferência tem mais destaque no SO. Ao copiar algo no celular, um pequeno menu flutuante aparecerá no canto inferior esquerdo da tela e apresenta atalhos para conferir o material e editá-lo.

Continua após a publicidade

Quando o conteúdo copiado é uma imagem, o sistema disponibiliza um editor de imagens bem básico, munido de ferramentas de recorte, marcação e adição de texto. Embora simples, esses recursos são suficientes para atender necessidades rápidas de modificação de imagem, especialmente se a finalidade for fazer um envio por algum app de mensagens.

Segundo o site Android Police, as adições não alteram o fluxo de copiar e colar de nenhuma forma — apenas acrescentam passos extras para quando for necessário. Sendo assim, aqueles que não precisarem do editor nativo não terão que lidar com nenhuma interrupção além da exibição do pequeno menu do canto inferior esquerdo.

A ferramenta de captura ainda pode mudar, uma vez que o Android 13 ainda está em período de teste. As capturas de tela recentes sinalizam que a empresa prepara atalhos dinâmicos com base no contexto — num link, por exemplo, aparecerá um botão “Abrir” com o logo do Chrome, para levar o endereço ao navegador. Portanto, é possível que mais adições relacionadas estejam em construção.

Continua após a publicidade

Lançamento do Android 13

Ainda em sua primeira versão beta, o Android 13 não tem previsão de lançamento. O sistema operacional do Google acrescenta mudanças menos impactantes visualmente do que o seu antecessor, mas é recheado de alterações importantes em usabilidade e privacidade.

Se os testes correrem bem, o Google deve liberar o sistema em sua versão mais pura entre setembro e outubro deste ano. A apresentação formal do novo sistema operacional para celulares deve acontecer na próxima Google I/O.

Fonte: Android Police