Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google libera primeira versão beta do Android 13 para o público

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Abril de 2022 às 14h39

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Google

A primeira versão beta do Android 13 foi liberada pelo Google nesta terça-feira (26). Finalizado o período experimental voltado para desenvolvedores, o novo sistema operacional alcançou um estágio de polimento necessário para embarcar celulares compatíveis de membros do Android Beta Program — este aberto para o público geral.

As novidades contidas no Android 13 Beta 1 são basicamente as mesmas que foram antecipadas nas prévias para desenvolvedores: ajustes sutis em interface, suporte para áudio bluetooth Low Energy (LE), mais privacidade na seleção de fotos da galeria, permissão opcional para o envio de notificações e mais.

Continua após a publicidade

Embora esteja disponível para mais pessoas, o Android 13 ainda está em estágio preliminar de desenvolvimento e é possível que boa parte das novidades previstas ainda não estejam disponíveis — ao menos, não sem alguma gambiarra. O foco neste momento é construir o sistema com base no feedback da comunidade, então ainda há muita coisa pendente no sistema.

Quais celulares são compatíveis com o Android 13 Beta 1?

Atualmente, o Google distribui o Android 13 Beta 1 para os seguintes modelos:

Continua após a publicidade

A instalação pode ser feita com a imagem do sistema em 64 bits ou via Android Emulator, componente do Android Studio. No caso de desenvolvedores que experimentam a última prévia para desenvolvedores, o Android 13 Beta 1 será entregue de forma automática (via OTA). O pacote é identificado pelo código TPB1.220310.029 e é acompanhado pelo pacote de segurança de abril de 2022.

No caso dos participantes do programa de testes Android 12 QPR3, a instalação também pode ser feita de forma facilitada: primeiro, é necessário sair do programa de testes atual e se inscrever a versão correspondente ao Android 13. Daí, uma atualização será detectada pelo aparelho.

Cronograma do Android 13

Com o início da fase beta do Android 13, o Google avança mais um estágio para o lançamento do novo sistema. A liberação da primeira beta aconteceu um tanto atrasada, já que a segunda atualização está prevista para maio — possivelmente, pouco depois da apresentação formal do SO durante o Google I/O.

Continua após a publicidade

O Android 13 ainda não tem data exata de lançamento, mas se tudo correr bem, a Gigante das Pesquisas deve liberar o sistema entre setembro e outubro deste ano.

Fonte: Mishaal Rahman