Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12.1 vaza e mostra versão adaptada para telas grandes e dobráveis

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Setembro de 2021 às 12h06

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O Android 12 ainda não estreou, mas sua próxima atualização já não é mais um mistério: a versão 12.1 caiu nas mãos do pessoal do site XDA Developers e mostra que o Google tem cartas na manga para incrementar a experiência com dispositivos com tela grande, principalmente dobráveis.

Uma fonte não identificada forneceu uma compilação experimental ao site, que divulgou as novidades. A atualização introduz uma interface adaptada para displays mais espaçosos, bem diferente da experiência tradicional oferecida pelo Android.

Mudanças de cabo a rabo

Continua após a publicidade

As transformações começam na tela de bloqueio, já bem diferente da versão tradicional. O ícone de cadeado é centralizado, enquanto o relógio fica na parte esquerda do display, e notificações pendentes foram encaixadas à direita.

Nova "barra de tarefas"

No Android 12.1 há uma barra de tarefas na parte inferior, semelhante àquelas que existem em sistemas operacionais para computador, como Windows e Chrome OS. Dessa seção, usuários podem acessar aplicativos abertos em segundo plano, abrir apps em tela dividida com o gesto de arrastar e fixar programas favoritos para acesso rápido.

Continua após a publicidade

Visão geral retrabalhada

Em “Recentes” (ou “visão geral”), a exibição também ficou diferente. Aplicativos são exibidos todos em caixas retangulares, organizados em grade, bem no estilo do recurso Visão de Tarefas do Windows 10.

Continua após a publicidade

A área de notificações, importantíssima para o Android, também foi repensada. A seção, que antes empilhava todas as atividades para encaixar em uma tela utilizada na vertical, agora dispõe o conteúdo em duas colunas: a da esquerda para configurações rápidas, a da direita para os avisos pendentes.

Foco no uso em tela dividida

A partir dela, também é possível abrir aplicativos em tela dividida — e essa versatilidade deve ser uma das adições mais valiosas do Android 12.1. Basta segurar uma notificação e arrastá-la para um dos lados da tela para dividir o espaço com o aplicativo.

Continua após a publicidade

Por falar nela, a visualização em tela dividida também está diferente da convencional — e ainda parece “crua”. Aplicativos são separados por uma linha na cor cinza bem evidente, as bordas da tela estão fortemente arredondadas e alguns botões aparentemente “escapam” da própria janela, como dá para ver nas capturas.

No mais, o menu de Configurações também mudou. Antes dividido em seções, agora a navegação é mais parecida com a interface de guias. A área acessada não toma toda a tela, mas é exibida na parte direita do painel, enquanto as seções mais “gerais” continuam disponíveis à esquerda.

Disponibilidade

Continua após a publicidade

O Android 12 ainda não tem data oficial de lançamento, portanto o mesmo suspense se aplica à versão 12.1. Não se sabe exatamente como o Google lidará com essa nova ramificação do sistema operacional, tampouco se ela também introduzirá novidades para smartphones tradicionais, então o mistério é ainda maior neste caso.

Contudo, suspeita-se que o Android 12 será lançado no dia 4 de outubro deste ano, com a versão Android Open Source Project (AOSP), aberta aos desenvolvedores e fabricantes interessados na criação de forks. Até agora, porém, a Gigante das Pesquisas não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, então a data ainda é considerada um rumor.

Fonte: XDA Developers