Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12 finalmente vai facilitar abertura de links da web em apps oficiais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Abril de 2021 às 10h20

Link copiado!

Reprodução/Leak
Reprodução/Leak

A pergunta “qual app utilizar para abrir este link” pode ser coisa do passado no Android 12. Um novo recurso com “links verificados” facilita o acesso a sites que têm um aplicativo oficial instalado no dispositivo ao permitir que o usuário escolha especificamente qual app utilizar para abrir certos endereços na internet.

Na prática, a novidade não é muito diferente do comportamento padrão dos Android anteriores, mas contorna a frequente pergunta de “qual app abrir para entrar neste site?” ao clicar em links nunca visitados.

Continua após a publicidade

A mudança é um tanto mais significativa para desenvolvedores. Depois da atualização, seus aplicativos poderão estabelecer endereços e derivações que devem ser abertas neles por padrão — o que gera novas camadas “nos bastidores”. O usuário deve ter livre caminho para lidar com esses endereços, o que diferencia do modelo de "apps padrões" de versões anteriores.

Para o vice-presidente de engenharia do Google, Dave Burke, embora a lista seja resultado de um mecanismo novo, seu efeito é uma melhoria geral quase imperceptível no Android.

“Estamos fazendo algumas mudanças para ajudar usuários a chegar ao conteúdo mais rapidamente. Primeiro, mudamos a reação padrão sobre links que não são verificados através do Android App Links (nova lista de endereços) ou manualmente aprovados pelo usuário. Agora, o SO abrirá os links diretamente no navegador padrão em vez de perguntar qual o melhor app para isso”, explicou.

No sistema final, a mudança será localizada no menu de configurações, dentro das “informações de app” em cada um dos softwares instalados. De lá, a lista pode ser gerenciada com facilidade, mas a adição de links ainda parece não estar funcional na Developer Preview 3.

Continua após a publicidade

Talvez, no início da fase Beta do Android 12 já introduza o recurso em sua plenitude. Por agora, resta aguardar por novidades anunciadas durante o Google I/O, evento marcado para os dias 18,19 e 20 de maio deste ano.

Fonte: Android Central