Publicidade

Android 11 apresenta taxa de adoção bem mais rápida que versões anteriores

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Canaltech
Canaltech

As ações do Google para implementação do Android parecem estar dando resultado. De acordo com dados da StatCounter, o Android 11 tem a taxa de adoção mais rápida em comparação com todas as versões anteriores do Android. Esses números não são oficiais, mas ajudam a dar uma boa noção de como caminha o mercado.

Mais de 20% dos telefones nos Estados Unidos, segundo maior mercado de celulares do mundo, atrás apenas da China, estão rodando a versão mais recente do Android, de acordo com o site. O sistema operacional está quase ultrapassando o Android 9 em termos de participação de mercado. Se isso acontecer, o SO só fica atrás do Android 10 no total de dispositivos.

A StatCounter também mostra dados de outros países, incluindo Reino Unido, Canadá e Brasil. O Android 11 parece estar em uma trajetória de crescimento em todos esses mercados, mas, nas terras tupiniquins, o Android 10 é ainda quem comanda 45,4% dos smartphones.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A tendência do mercado brasileiro é a mesma vista na maioria dos países da Europa e na Ásia, onde o Android 11 ainda não conseguiu capturar uma parcela mais significativa dos aparelhos. Isso pode ter ligação com os efeitos da pandemia de Covid-19, já que os países menos ricos sentem os efeitos econômicos com mais intensidade — e um celular de ponta é visto como artigo supérfluo.

Crescimento na adesão do Android 11

Apesar disso, o feito da mais recente versão do Android revela que o Google está conseguindo distribuir melhor as versões atualizadas do seu sistema operacional de código aberto. Para se ter uma ideia: para alcançar o mesmo resultado que a versão 11 conseguiu em apenas seis meses, os Androids anteriores levaram, no mínimo, dez meses.

O Google investiu em várias iniciativas como o Project Treble e uma parceria com a Qualcomm para tornar a atualização do Android mais fácil e rápida. A empresa tem buscado manter o sistema operacional leve para permitir que mais celulares consigam rodar a versão atualizada. E, ao que parece, a iniciativa tem dado bons resultados para a gigante de Mountain View.

Fonte: StatCounter