10 motivos para preferir o Android ao iOS

Por Muni Perez

Android e iOS, os dois sistemas operacionais mais populares do mercado são praticamente dois oponentes em um ringue de luta e ambos possuem seus defensores ferrenhos. No entanto, é impossível determinar qual sistema é melhor, já que cada um possui inúmeras vantagens e desvantagens que tornam as experiências de uso únicas.

A título de comparação, listamos 10 características, algumas simples e sutis e outras mais complexas em que o Android supera o iOS e facilita a vida dos usuários. Confira:

1. O alarme informa daqui a quanto tempo irá despertar

Se você tem Android, já deve ter notado que, ao definir um horário para ele despertar no aplicativo padrão de relógio, uma mensagem aparece na parte de baixo da tela “Alarme definido para XX horas e YY minutos a partir de agora”.

Alarme Android

Pode parecer algo banal, mas com isso você sabe instantaneamente quantas horas terá de sono. O relógio padrão do iOS não vem com esse recurso e, convenhamos que quando se está com sono prestes a apagar na cama, a resposta das horas de sono não é tão intuitiva assim.

2. Cada alarme tem um volume diferente e o tempo de soneca é personalizável

O alarme do iOS tem um volume fixo, que é o mesmo das notificações e ligações. Com o Android você pode definir uma intensidade de som de alarme independente do resto do sistema.

Alarme Android

Além disso, no sistema do Google o tempo de soneca é personalizável, porque nem sempre você tem mais 10 minutos para rolar na cama ou quer ficar 20 minutos sem ser incomodado.

3. Desbloquear a tela usando um desenho

Tudo bem que o TouchID é uma mão na roda e elimina a necessidade de digitar a senha de desbloqueio de tela. No entanto, não são todos os iPhones e iPads que possuem o leitor de impressões digitais e digitar uma senha não é tão prático quanto o desenho do Android - além de ser mais seguro, caso você não deixe os traços visíveis.

Tela de bloqueio Android

4. As fotos são organizadas em pastas automaticamente

Apesar de ser possível configurar álbuns de fotos no iOS, o Rolo da Câmera é uma verdadeira bagunça, onde fotos tiradas com a câmera se misturam com imagens recebidas pelo WhatsApp e baixadas de outros lugares (navegador, Facebook, Messenger), e parar para organizar a biblioteca regularmente é algo que quase ninguém faz, então nos acostumamos a rolar infinitamente pelas fotos para encontrar o que desejamos.

Galeria Android

O Android organiza tudo por padrão, então você tem uma pasta Telefone ou Câmera, Downloads, WhatsApp Images, WhatsApp Video, etc. E tudo de forma automática.

5. Você pode alterar os aplicativos padrões

Pela própria abertura do Android, você pode alterar praticamente todos os aspectos de uso do sistema. Uma das vantagens é poder escolher aplicativos padrão diferentes do que o Google ou a fabricante oferecem. O exemplo clássico é a própria tela inicial, onde você pode escolher excelentes launchers como o Nova ou Action Launcher.

Aviate

Uma dica legal é o Link Bubble, que pode ser configurado como navegador padrão e, desta maneira, abre links em bolhas flutuantes como no chat do Facebook.

No iOS você só pode abrir links em aplicativos no Safari, com raras exceções como os apps do Google, que oferecem o Chrome como alternativa.

Se você utiliza o navegador da Apple tanto no iOS quanto no desktop, isso até que é vantajoso, porque, como os dados são sincronizados na nuvem, você pode deixar as coisas abertas e acessar em outro dispositivo. O problema é que nem todo mundo tem Mac e para usuários do Windows é melhor utilizar o Chrome para tirar proveito da sincronização de abas e histórico.

6. Os ícones das notificações aparecem na barra de status e você pode limpar tudo de uma vez

Essa é uma faca de dois gumes porque oferece vantagens e desvantagens. Quando você recebe uma notificação no Android, o ícone do aplicativo em questão fica na barra de status (topo da tela). Já no iOS, ela aparece na tela de bloqueio ou como um banner durante o uso e, após dispensá-la, você só vai lembrar que ela existe se abrir a Central de Notificações.

Galaxy Note 4 Notificações

A clara vantagem na interface da Apple é que a barra de status fica limpa, exibindo apenas os ícones padrão. A desvantagem é que você pode acabar esquecendo de algo importante por não abrir a Central de Notificações - e ela costuma ser extensa.

Já no Android, se você receber 10 notificações de 10 aplicativos diferentes, vai ter 10 ícones na barra de status (aparecerão os que couberem, e um ícone avisando que tem mais coisa). A vantagem é que você tem um alerta “persistente” de que há notificações e a desvantagem é que essa barra de status tem uma enorme tendência a ficar carregada.

Para se livrar das notificações, o Android sai na frente porque normalmente tem um botão para dispensar todas de uma só vez. Já no iOS, você tem que limpar aplicativo por aplicativo, sem contar que o botão é meio pequeno para quem possui dedos grandes e a tarefa acaba sendo bem irritante quando se tem um grande número de apps com notificações.

7. Armazenamento extra sai barato

Em geral, smartphones com Android vêm com suporte a cartão de memória, e um de 64 GB custa menos de R$ 100. Já uma opção de armazenamento maior no iPhone não sai por menos de R$ 400, tendo em vista que o iPhone não tem suporte a cartão de memória.

8. Gerenciamento de aplicativos

A interface do Android, por padrão, se organiza da seguinte maneira: tem-se a tela inicial, com os aplicativos que você mais usa e estes podem ser mudados de posição, removidos e outros podem ser adicionados; e temos também a Gaveta de Aplicativos, onde são listados todos os apps instalados no seu smartphone ou tablet.

Android 5.0 Lollipop

Início iOS

Início iOS

No iOS, os apps são listados na tela inicial de forma contínua e quem instala muitos aplicativos terá uma infinidade de páginas. Tudo bem que podemos organizá-los por pastas, mas, ainda assim, é muito mais prático ter os apps mais usados a fácil acesso e os demais em um caminho secundário.

9. Variedade de dispositivos

Esse assunto é polêmico, mas o iPhone não agrada a todos. Seja pela bateria que dura pouco, tela pequena (agora o iPhone 6 Plus chegou para salvar os amantes dos phablets, mas a bateria ainda deixa a desejar), speakers que não são lá aquelas coisas, câmera com poucos megapixels (apesar de ser excelente), não é a prova d’agua, etc. Mas você só tem uma opção e terá que aprender a conviver com os defeitos do smartphone da Apple.

Smartphones Android

O universo Android tem uma enorme variedade de fabricantes e, com isso existem smartphones e tablets para todos os gostos, desde os topos de linha Galaxy Note 3 ou Xperia Z3, que é a prova d’agua e a bateria dura quase 3 dias, até o bom e barato Moto G, que oferece uma excelente relação custo-benefício e você não gasta 5 vezes um salário mínimo para comprá-lo.

10. Liberdade do sistema

No Android os desenvolvedores são livres para implementar qualquer boa ideia que tiverem e o resultado são aplicativos que podem alterar completamente o comportamento do sistema. Com isso, você pode ter telas iniciais e de bloqueio alternativas, como o Aviate ou Cover, o próprio Link Bubble já mencionado, outro app do mesmo desenvolvedor chamado TapPath, que permite configurar ações diferentes para cada número de toques em um link.

Claro que essas não são as únicas diferenças e comparar os sistemas vai bem mais além, então cobrimos aqui alguns aspectos do uso diário. O iOS mesmo tem algumas características que se sobressaem no comparativo com o Android. Lembramos que ambos são excelentes sistemas e suprem muito bem as necessidades básicas da maioria dos usuários, mas é sempre bom saber as diferentes características, pontos positivos e negativos, que inclusive ajudam na hora de fazer a escolha sobre o que comprar.

E para você? Quais são as características que fazem o Android se sobressair em relação ao iOS? Conta pra gente nos comentários.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.