Cover: um app que traz um novo conceito de tela de bloqueio

Por Muni Perez

O aplicativo Cover, exclusivo para Android, está chegando para mudar seu conceito de tela de bloqueio. A ideia básica por traz do app é adaptar a tela ao contexto em que você se encontra, detectando se você está em casa, no trabalho, dirigindo ou simplesmente fora de casa, e te apresenta os aplicativos certos para cada situação. O Cover ainda está em fase fechada de testes, isto é, somente aqueles com um convite tem acesso ao programa, e o Canaltech conseguiu com exclusividade no Brasil uma amostra do app.

A detecção é automática, e logo que você começa a utilizar o programa, ele pergunta onde fica sua casa e seu trabalho (a informação é armazenada de forma segura, e é utilizada apenas para a detecção situacional do programa). A interface é muito simples e direta: você tem à esquerda os atalhos dos aplicativos do momento e à direita o relógio e o acesso às configurações.

Cover - Inicial - Casa

Cover - Inicial - Carro

Cover - Inicial - Carro

Os ícones se adaptam ao seu uso, ou seja, com o tempo o programa aprende quais aplicativos você mais usa em cada situação, e mostra-os na coluna da esquerda. E não são apenas os 6 apps, basta você deslizar o dedo de baixo para cima, que outros aplicativos aparecerão. Ele também exibe os balões do chat do Facebook.

Cada momento possui um fundo de tela diferente, e você pode personalizá-los nas opções.

A função mais interessante e realmente útil é a Peek UI: você toca no aplicativo desejado da lista, e basta arrastá-lo para a direita, que você terá uma previsualização. Por exemplo, se você recebeu um novo email, basta arrastar para o lado o ícone do Gmail para ver quem te enviou. Se quiser abrir o aplicativo, arraste até o final, e se já viu o que queria, basta soltar o ícone.

Cover - Peek UI

Cover - Opções

Cover - Opções

Além disso, ele te dá uma maneira bem mais prática para alternar entre aplicativos já abertos, ao invés da lista de programas abertos do Android. Basta deslizar o dedo para baixo no canto superior direito, e os ícones dos últimos aplicativos aparecerão, basta soltar o dedo no app desejado que ele será exibido.

Cover - Alternar aplicativos

Caso você queira abrir a câmera, basta girar o smartphone na posição paisagem (deitado). Um ícone de uma câmera aparecerá. Deslize-o para baixo, e a câmera será inicializada.

Cover - Câmera

A performance do aplicativo é excepcional, e assim que você começa a utilizá-lo, já dá para perceber a diferença de usabilidade.

Os desenvolvedores do Cover são ex-engenheiros do Facebook, Google e Yahoo!, e uniram-se para criar essa startup. O foco da versão inicial é criar todas as funcionalidades básicas do aplicativo, para depois começar a expandir. Por enquanto ele não se adapta a usuários canhotos, por exemplo, mas eles têm vários projetos para expandir as funcionalidades, e não apenas com a página de bloqueio.

A fase de testes não tem data para ser concluída, ou seja, não sabemos quando estará disponível para o público, mas estamos acompanhando seu andamento. O aplicativo é realmente sensacional, e agilizará bastante a sua experiência diária com o smartphone.

Caso você queira entrar para a fila de espera, acesse o site www.coverscreen.com e forneça seu email.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.