Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 testa Barra de Pesquisa com novo visual e mais comandos de voz

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Dezembro de 2022 às 11h17

Sunrise King/Unsplash
Sunrise King/Unsplash
Continua após a publicidade

A Microsoft liberou a última atualização beta para o Windows 11 em 2022. As versões Insider Preview Build 22621.1037 e Build 22623.1037 trazem recursos inéditos focados, principalmente, na barra de tarefas e na pesquisa do sistema operacional.

Este update natalino não traz grandes revoluções, mas começa a preparar o sistema para receber mudanças visuais significativas em 2023. Os desenvolvedores parecem empenhados em entregar um design ainda mais moderno e ousado no Windows 11.

A principal novidade no quesito visual é a mudança no botão Pesquisar da barra de tarefas. Ele agora adota um formato arredondado, em estilo de pílula, com duas versões em fase de testes.

Barra de pesquisa renovada no Windows 11

A barra de pesquisas está aparecendo em dois modelos diferentes (Imagem: Reprodução/Microsoft)
A barra de pesquisas está aparecendo em dois modelos diferentes (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Na primeira, que já havia sido visualizada antes, ele fica reduzido e ocupa o espaço de três ícones, em média. A palavra "pesquisar" aparece ao lado do ícone de lupa, indicando a funcionalidade. Mas diferentemente do Windows 10, onde o texto digitado aparecia na barra de tarefas, aqui o ícone apenas abre o campo de busca.

O segundo modelo lembra um pouco mais a versão anterior do sistema operacional. A barra de pesquisas fica bem mais alongada e passa a contar com o desenho alterado diariamente para ressaltar datas comemorativas e países.

Continua após a publicidade

A Microsoft parece estar disposta a mudar o recurso de pesquisas e vem fazendo sucessivos testes para isso. O layout mais ousado até o momento foi vazado em um vídeo publicado pelo CEO da empresa, Satya Nadella, que lembra bastante o macOS. A barra de pesquisas ficava na parte superior da tela e a barra de tarefas flutuava sobre o papel de parede.

Comandos de voz otimizados no Windows 11

A Build 22623.103 receberá melhorias de acesso por voz para possibilitar melhor gerenciamento do Windows 11 sem o mouse e teclado. Segundo a Microsoft, as mudanças vão oferecer melhor interação com controles de interface somente dando alguns comandos para os aplicativos.

Continua após a publicidade

No caso da Calculadora, por exemplo, será possível os botões numéricos poderão ser acionados pela fala. Isso deve ser expandido também para as tabelas e gráficos dinâmicos do Excel. O lado ruim é que será preciso memorizar os comandos específicos para fazer tudo isso.

Os comandos foram divulgados em inglês, portanto não dá para saber se serão exatamente iguais em português. O Canaltech fez uma tradução livre apenas para fins de conhecimento. Essa é a tabela de novos comandos divulgada pela Microsoft:

O que será feitoO que deve ser dito
Fechar o aplicativo de acesso por voz"Fechar acesso por voz”, “Sair do acesso por voz”, “Sair do acesso por voz”
Abrir um novo aplicativo"Mostrar [nome do aplicativo]", "Abrir [nome do aplicativo]"
Fechar um aplicativo“Sair do/da [nome do aplicativo]”. Por exemplo: “Sair do Word”, “Sair do Edge”
Mostrar sobreposição de grade em sua tela“Mostrar grade de janela”
Abrir a lista de ajuda do comando“Mostrar lista de comandos”, “Mostrar comandos”
Soltar uma tecla pressionada"Soltar tecla [nome da tecla]"
Mover o cursor em uma caixa de texto“Avançar 5 caracteres”, “Voltar 2 linhas”, “Ir para o início do documento”, “Mover para o início da linha”
Selecionar o nº desejado de caracteres/linhas“Selecionar avançar/retroceder [quantidade] caracteres/linhas”. Por exemplo: “Selecionar avançar 5 caracteres”
Excluir o texto selecionado ou o último texto ditado“Deletar isso”
Colar o texto em uma caixa de texto “Colar aqui”, “colar aquilo”
Aplicar a formatação em negrito ao texto específico“Negrito [texto]”. Por exemplo: “negrito em canaltech”
Colocar em maiúsculas no texto selecionado ou o último texto ditado “Maiúscula nisso”