Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 recebe atualização opcional para melhorar desempenho em jogos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Novembro de 2022 às 12h35

Link copiado!

Reprodução/Tom Warren
Reprodução/Tom Warren
Tudo sobre Microsoft

Para corrigir problemas de desempenho em games, a Microsoft oferece uma atualização experimental do Windows 11 para o público geral. A solução deve amenizar a queda de desempenho em alguns títulos para PC que rodam na versão 22H2 do sistema operacional, lançada no final de setembro deste ano.

“Alguns jogos e aplicativos podem apresentar menor desempenho do que o esperado ou stuttering no Windows 11 22H2”, pontuou a Microsoft em comunicado publicado na estreia do update. “Os jogos e os apps afetados estão ativando indevidamente recursos de depuração de desempenho da GPU que não devem ser ativados por consumidores”, acrescentou.

Continua após a publicidade

É impossível saber exatamente quantos jogos foram afetados pelo update — e a Microsoft não listou nenhum título. É bem provável, porém, que o problema tenha impactado em uma grande variedade de games, já que a MS chegou a suspender a distribuição da compilação ao reconhecer o problema.

A solução agora, porém, é para os usuários que atualizaram o sistema, notaram que o desempenho caiu e não querem voltar para a versão anterior — processo que tende a ser trabalhoso e delicado para os arquivos locais. A atualização experimental pode minimizar o problema de performance, porém, assim como qualquer outra prévia, pode acrescentar outros bugs.

Como baixar a atualização?

Apesar de ser uma atualização em estágio experimental, a Microsoft decidiu liberá-la para todos os usuários logo de cara. O pacote é distribuído de forma gradativa, mas o download deve ser opcional — neste caso, baixe somente se julgar necessário.

Continua após a publicidade

O pacote é identificado como KB5020044 no Windows 11. Para encontrá-lo, você pode iniciar uma varredura manual pelo Windows Update. O processo de instalação deve levar alguns minutos, então faça quando puder deixar o computador livre por algum tempo.

Problemas por todo lado

No mês passado, a Microsoft também admitiu que as capacidades de virtualização do Windows 11 poderiam impactar negativamente o desempenho em jogos. A solução para o problema, nesse caso, seria a desativação manual dos recursos, apesar de eles serem significativamente importantes para garantir integridade ao SO.