Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Explorador de Arquivos ganha novo visual em prévia do Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Junho de 2023 às 17h31

Pixabay/Kirillemelyanov06
Pixabay/Kirillemelyanov06
Continua após a publicidade

O Windows 11 recebeu uma atualização que libera o Explorador de Arquivos redesenhado, novos emojis e o controlador de luzes RGB. O update é exclusivo para testadores cadastrados no programa Windows Insider, mais especificamente no Canal Canary e no Canal Dev.

Explorador de Arquivos redesenhado (novamente)

A versão inicial do Win 11 já havia feito uma grande mudança no Explorador, que introduziu as guias estilo navegador, mas este redesenho tornou as coisas ainda melhores. O gerenciador de arquivos da compilação 23475 deixa o visual mais moderno, bonito e funcional.

Tudo começa com a Barra de Endereços movida para o topo da janela, logo abaixo das guias. Esse reposicionamento jogou a Barra de Ações para baixo, ali próximo do painel de exibição.

O visual do Explorador de Arquivos mudou novamente (Imagem: Reprodução/Microsoft)
O visual do Explorador de Arquivos mudou novamente (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Outra novidade do novo Explorador de Arquivos é a integração com o OneDrive. É possível ver a cota de armazenamento disponível direto pelo ícone do serviço na nuvem, bem como os arquivos com upload em andamento, sem precisar abrir o navegador ou outra janela.

Quem usa o Azure Active Directory poderá desfrutar de uma página inicial com arquivos recomendados em carrossel. Segundo a Microsoft, futuramente o Explorador mostrará os arquivos em miniatura também.

Continua após a publicidade

Controlador de RGB integrado

Em fevereiro, um vazador de informações descobriu que a Microsoft trabalhava em um recurso para permitir o controle de luzes RGB diretamente pelo Windows 11. Agora, isso deixa de ser um mero rumor para se tornar realidade.

As luzes RGB dinâmicas poderão ser configuradas pelo utilitário do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)
As luzes RGB dinâmicas poderão ser configuradas pelo utilitário do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)

A ferramenta integrada possibilitaria a gestão otimizada da iluminação colorida presente na maioria dos PCs gamers da atualidade. É possível configurar as luzes dinâmicas pelas Configurações do Windows, assim você deixa todos seus periféricos compatíveis piscando na mesma frequência de cores.

Continua após a publicidade

A vantagem é a desnecessidade de usar softwares de terceiros para gerir isso, o que poderia causar conflitos ou incompatibilidades entre dispositivos diferentes. Por enquanto, a maioria dos acessórios ainda não tem suporte, mas isso deve mudar quando o update chegar para todos.

Conforme a empresa, a Razer deve ser a primeira grande fabricante a usar o recurso. Teclados e mouses das linhas BlackWidow, DeathStalker, Huntsman, Ornata e Turret suportam a iluminação dinâmica gerida pelo Windows 11.

Mais emojis exclusivos

A Microsoft começou a oferecer suporte para o padrão Unicode Emoji 15. A versão mais recente trará novos emojis,tais como mais cores para corações, objetos e animais inéditos.

Continua após a publicidade
Estes são alguns dos novos emojis suportados no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Estes são alguns dos novos emojis suportados no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Serão 9 emojis novos no total que só devem chegar oficialmente na metade do segundo semestre, em outubro ou setembro. Por enquanto, eles só podem ser vistos e usados pelos testadores do Windows Insiders. O Unicode 15 já está disponível em alguns sistemas operacionais de celular, como o iOS 16.4, mas ainda não tinha chegado no desktop.

Outros pequenos ajustes do Windows 11

Por fim, o Windows 11 build 23475 disponibiliza um recurso de detecção de interações com notificações do sistema. Agora, o software será capaz de identificar aqueles avisos com os quais você nunca clica ou visualiza para sugerir a desativação.

Continua após a publicidade

Há também a correção de uma dezena de bugs e problemas identificados anteriormente. Essas correções de ajustes podem chegar um pouco antes para todos os usuários, embora ainda não haja uma data prevista.

Para quem quiser testar, a dica é se inscrever em um dos dois canais — Canary ou Dev — e manter o sistema sempre atualizado por meio do Windows Update.