Explorador de Arquivos do Windows 11 reaparece com guias em novos testes
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
Uma recente atualização do Windows 11 disponibilizou mais uma vez a navegação por guias no Explorador de Arquivos. Em testes há meses, o recurso de interface ainda está com alcance bastante limitado, mas dessa vez permite reordenar guias na barra de título assim como acontece em navegadores.
- Windows 11: conheça as novidades da próxima grande atualização
- Windows 11 tem um easter egg que quase ninguém notou
Foi na Build 22581 em testes no Canal Dev do Windows Insider que encontraram a navegação por guias reativada. O recurso é bem parecido com a versão preliminar flagrada anteriormente em versões experimentais do sistema operacional, mas dessa vez um tanto mais robusta em funcionalidades.
Uma das adições importantes da vez é a capacidade de reordenar guias com o mouse — é só clicar, segurar e levar para a posição que quiser, igual se faz nos principais navegadores. O recurso facilita a navegação, permitindo que o usuário gerencie as abas abertas com mais praticidade.
Recurso "antigo"
Os primeiros testes com guias no Explorador de Arquivos aconteceram em 2017, ainda no Windows 10, mas a Microsoft desistiu da ideia por não estar satisfeita com os resultados. A partir de fevereiro, experimentações no estilo A/B (restrito a computadores específicos, sem tanto alarde) começaram a acontecer no Windows 11, mas usuários conseguiram habilitar a novidade usando programas alternativos.
Atualmente, a disponibilidade da navegação por guias do Explorador de Arquivos do Windows 11 continua bastante limitada — e deve continuar assim por mais algum tempo. Pelo menos, considerando que a MS segue trabalhando em novas funções para a interface, a novidade parece que veio para ficar desta vez.
Sem previsão de lançamento
Não há previsão para o lançamento definitivo da nova interface do Explorador de Arquivos, mas a novidade deve chegar junto da grande atualização do sistema operacional, aguardada para o segundo semestre de 2022. Até lá, somente membros do programa Windows Insider devem ter acesso ao recurso.
Fonte: Windows Latest