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O que é o Google Trends e como usar

Por| Editado por Bruno Salutes | 25 de Março de 2021 às 11h50

Sigmund/Unsplash
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Você produz conteúdo para blogs, sites ou YouTube e quer saber quais são os assuntos mais buscados do dia na sua região? Ou quer apenas ficar por dentro do que está em alta? Pois, saiba que o Google conta com uma ferramenta para isso, chamada Google Trends, que apresenta resultados em tempo real além de tendências para categorias específicas, como Ciências, Esportes ou Entretenimento. Se interessou? Entenda melhor como o Google Trends funciona e saiba como utilizar para saber quais são os assuntos que estão em alta.

Como funciona o Google Trends

O Trends foi criado em 2006 para pesquisas, mas a plataforma mantém dados armazenados desde 2004. A plataforma permite acompanhar assuntos e se o interesse por ele aumenta ou diminui conforme o passar do tempo, além de ser possível fazer comparativos entre termos para ver qual tem melhor desempenho, o que é bastante útil para criadores de conteúdo.

O Trends armazena informações do próprio buscador do Google (o mais utilizado do mundo, o que garante uma maior amostragem e assertividade para a plataforma) e dos demais serviços da empresa. Os dados que são mais acessados são mensurados e, os menos buscados, são excluídos. Com base nestas informações, o site cria gráficos de acordo com o volume de buscas pelo tema e assim é possível saber o que os usuários tem buscado na internet, por região, em tempo real e quais são as tendências em notícias, imagens, em vídeos do YouTube e na web.

Como usar o Google Trends

Passo 1: acesse o Google Trends e faça seu login na sua conta do Gmail.

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Acesse o Google Trends (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Acesse o Google Trends (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 2: rolando a tela inicial é possível ver as pesquisas em alta e as pesquisas feitas nos anos anteriores.

Aparecerão as pesquisas e o volume delas (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Aparecerão as pesquisas e o volume delas (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 3: você pode iniciar suas pesquisas digitando um termo de busca na barra de busca; ao digitar, aparecerão as opções de apresentar os resultados por palavras (no caso, clique em “Termo de pesquisa”) ou por canal do YouTube.

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Digite o assunto do seu interesse na barra de buscas (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Digite o assunto do seu interesse na barra de buscas (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 4: aparecerá um gráfico mostrando a perfomance do termo no seu país no período de um ano. É possível refinar ainda mais sua busca, selecionando país, período, categoria, e serviços do Google. Para isso, clique no filtro.

É possível filtrar para ter resultados mais específicos (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
É possível filtrar para ter resultados mais específicos (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 5: escolha as definições da sua pesquisa. Entre em “Serviços do Google” se deseja alterar a pesquisa de web para imagens, notícias, notícias, Google Shopping e YouTube. Ao terminar as alterações, toque na seta para voltar.

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Selecione os filtros da sua busca (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Selecione os filtros da sua busca (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 6: além do gráfico, aparecerão mais abaixo os assuntos relacionados que estão crescendo e consultas relacionadas ao termo que você buscou e o aumento da procura por eles em porcentagem; serão apresentadas as 25 maiores buscas. Também pode-se personalizar por termos que estão “Em ascensão” (o que está aumentando ou com tendências de crescimento repentino) e “Principais”, que apresentam o que mais se pesquisa a respeito deste termo.

Veja os principais assuntos relacionados (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Veja os principais assuntos relacionados (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 7: o Trends também possui uma ferramenta de comparação entre termos que possibilita, por exemplo, ver entre palavras sinônimas qual tem sido mais usada pelos usuários, que é útil para criadores de conteúdo saberem o que o seu público utiliza. Digite o primeiro termo e, embaixo aparecerá um quadro “+Comparar”, digite o outro termo.

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No Google Trends compare os termos (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
No Google Trends compare os termos (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 8: a ferramenta mostrará um gráfico com o desempenho das palavras ao longo do tempo.

Veja os gráficos comparativos entre termos (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Veja os gráficos comparativos entre termos (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 9: também é possível saber quais são as principais buscas do momento. Para isso, vá ao menu lateral.

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Saiba quais são as principais buscas no Google (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Saiba quais são as principais buscas no Google (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 10: clique em “Principais pesquisas”.

Clique em Principais pesquisas (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Clique em Principais pesquisas (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 11: aparecerão duas abas; uma em que é possível ver assuntos que estão sendo buscados diariamente e outra e para ver o tempo real. Em tempo real, é permitido selecionar por categorias, como Ciência/Tecnologia, Entretenimento, Esportes, Negócios, Saúde entre outras e ver um minigráfico das últimas 24 horas. Para isso, clique no filtro.

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Aparecerão os termos buscados nas últimas 24h e em tempo real (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Aparecerão os termos buscados nas últimas 24h e em tempo real (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 12: ao clicar em algum dos termos, aparece o gráfico de interesse do público e uma linha mais clara com o ritmo de conteúdo produzido sobre o assunto e abaixo sites com notícias e termos relacionados a palavra que tem sido buscada pelos usuários.

Veja os detalhes como notícias e gráfico de interesse pelo termo (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Veja os detalhes como notícias e gráfico de interesse pelo termo (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 13: outro recurso bem interessante é “Pesquisas do Ano”. Basta clicar no menu lateral e clicar nesta categoria.

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Clique em Pesquisas do Ano (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Clique em Pesquisas do Ano (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 14: aparecerão diversas categorias, como maiores buscas do ano, personalidades, acontecimentos, filmes, games, entre outros.

Veja as diversas categorias pesquisas no último ano no Google (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Veja as diversas categorias pesquisas no último ano no Google (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 15: se você prefere não ter que abrir o Trends periodicamente para saber o que tem sido procurado, a plataforma pode enviar e-mails sobre eventos associados a uma determinada palavra que você quer acompanhar ou ainda um resumo das pesquisas na sua região. Para isso, entre no menu lateral esquerdo e clique em “Inscrever-se”.

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Inscreva-se e receba e-mails sobre o que mais te interessa para ver o desempenho no Trends (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Inscreva-se e receba e-mails sobre o que mais te interessa para ver o desempenho no Trends (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 16: clique no botão “Mais” para cadastrar termos ou assuntos no Google Trends.

Clique no botão mais para inscrever um assunto (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Clique no botão mais para inscrever um assunto (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 17: coloque o assunto, região e frequência que deseja receber e clique no botão “Inscrever-se”.

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Coloque os dados e clique em Inscrever-se (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Coloque os dados e clique em Inscrever-se (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Como usar o Google Trends para o YouTube

Passo 1: se você produz conteúdo para o YouTube, o Trends pode ajudar a saber o que as pessoas procuram. Abra o Trends e digite na barra de pesquisa o termo que deseja buscar e clique em “Canal do YouTube”.

Coloque o termo e clique na opção Canal do YouTube (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Coloque o termo e clique na opção Canal do YouTube (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 2: aparecerão novamente os assuntos e temas relacionados pesquisados e gráficos de acordo com o desempenho da palavra nas buscas, exatamente como na parte de buscas por palavras.

Veja os resultados do termo em relação às buscas no YouTube (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Veja os resultados do termo em relação às buscas no YouTube (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Pronto! Agora você já conhece melhor a ferramenta Google Trends e pode utilizar para procurar quais são os temas do seu interesse, ou do interesse do seu público, mais acessados no buscador.