Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 15 Pro: botões laterais podem ter clique simulado por vibração

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Janeiro de 2023 às 16h54

Imagem: Reprodução/Apple
Imagem: Reprodução/Apple
Continua após a publicidade

Mais uma vez surgem informações detalhando que a Apple pode levar o retorno de vibração para os botões laterais de volume e energia do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, eliminando as partes móveis de tais componentes para tornar os smartphones duráveis e mais resistentes contra água e poeira.

O primeiro indício de tal mudança foi revelado por Ming-Chi Kuo em outubro. Na época, ele descreveu que "haverá motores táteis localizados do lado esquerdo e direito [do iPhone 15 Pro]" capazes de simular o clique físico.

Na madrugada desta quarta-feira (11), Kuo cita novamente a mudança para o próximo lançamento da Apple e relata que os botões de estado sólido já teriam uma empresa definida para sua fabricação, a Cirrus Logic.

O analista informa também que a Apple pode adotar a vibração por Taptic Engine em outros dispositivos premium caso usuários lidem bem com a mudança, e com isso deduzimos a estreia em futuros modelos de iPad Pro e Apple Watch — cujos rumores relacionados aos botões virtuais circulam há anos.

A ideia de trocar botões físicos por resposta vibratória é a mesma que já vimos a Apple realizar com o botão Home da linha iPhone 7 e iPhone 8, sendo levado também ao iPhone SE (2020) e iPhone SE (2022).

Botões laterais do iPhone 15 Pro e 15 Pro Max/15 Ultra podem ser virtuais, com clique simulado por vibração (Imagem: Reprodução/Canaltech)
Botões laterais do iPhone 15 Pro e 15 Pro Max/15 Ultra podem ser virtuais, com clique simulado por vibração (Imagem: Reprodução/Canaltech)
Continua após a publicidade

Durante o evento de anúncio do iPhone 7, Phil Schiller afirmou que o novo Taptic Engine do smartphone era mais responsivo e suportava um amplo alcance de frequências capaz de entregar "uma incrível sensação" ao usar o botão Home.

É provável que a Apple volte a destacar tais pontos durante o anúncio do iPhone 15 Pro como diferencial do dispositivo, mas agora para os botões laterais, dizendo que o aparelho estaria ainda mais protegido contra água e poeira, além de, quem sabe, permitir uso de diferentes níveis vibração para identificar o volume.

A série iPhone 15 tem previsão de lançamento em setembro de 2023, e ainda mais novidades devem surgir nos próximos meses.

Fonte: Ming-Chi Kuo