iPhone 16 Pro pode estrear Face ID sob a tela e novo entalhe para câmera frontal
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |

Um novo rumor reforça a previsão inicial de que a Apple já prepara o fim da Dynamic Island com a estreia da linha iPhone 16, cujo lançamento oficial está previsto para setembro do próximo ano. Assim, o entalhe em formato de pílula do iPhone 14 Pro pode durar por mais um ano antes de a Apple posicionar elementos do Face ID sob a tela do smartphone — ao menos nos celulares mais caros da marca.
- Dynamic Island deve aparecer em todos os modelos de iPhone 15
- Há 16 anos Steve Jobs lançava o primeiro iPhone enquanto lutava contra o câncer
Em março de 2022 o analista Ross Young revelou que o Face ID por baixo da tela chegaria com o iPhone 16, reforçando que a Apple não deve apostar em leitor de digitais sob o display como a grande maioria das fabricantes de celulares Android.
Agora, informações divulgadas pelo site The Elec apontam que a Apple deve realizar "uma grande mudança" para a dupla comum do iPhone 15, "e aplicar o Face ID sob o painel no próximo ano com a série iPhone 16."
Dynamic Island em toda linha iPhone 15 de 2023
A grande mudança citada pelo site pode se referir ao lançamento do iPhone 15 e 15 Plus com a Dynamic Island herdada dos modelos premium de 2022, abandonando de vez o uso do entalhe largo na linha principal da Apple.
É pouquíssimo provável que a Apple apresente os sucessores diretos do iPhone 14 e iPhone 14 Plus com tela de tecnologia Pro Motion para taxa de 120 Hz e navegação fluida. A empresa poderia oferecer taxa de 90 Hz, mas a falta de rumores e indícios corroboram para a manutenção da tela de 60 Hz na dupla comum.
Face ID sob a tela para modelos Pro
Assim como a Apple fez com a estreia da Dynamic Island na série iPhone 14, a linha iPhone 16 deve estrear em quatro modelos e as últimas novidades seriam exclusivas da dupla mais poderosa.
Dessa forma apenas o iPhone 16 Pro e 16 Pro Max (ou quem sabe iPhone 16 UItra, caso a mudança de nomenclatura de fato aconteça este ano) devem apostar nos sensores de reconhecimento facial por baixo do display.
Esperamos, portanto, que a Apple utilize um único entalhe em formato circular para abrigar a câmera frontal — uma vez que a tecnologia de câmera frontal sob o display ainda precisa amadurecer para garantir a mesma qualidade das soluções convencionais.
É possível que vejamos uma grande atualização para a interface da barra superior, uma vez que o grande diferencial relacionado à Dynamic Island está na nova forma de interação com notificações e alertas do iOS.
Fonte: The Elec