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Homem compra iPhone XR pela internet e recebe uma pedra no lugar

Por| 31 de Agosto de 2020 às 16h10

Montagem Canaltech
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Comprar coisas pela internet é uma tarefa cada vez mais comum e segura, mas não está completamente livre de problemas. Um consumidor de Natal, Rio Grande do Norte, comprou um iPhone XR no site das Casas Bahia no dia 16 de julho e recebeu uma pedra em vez do dispositivo.

Raunny Hazzard entrou em contato com o Canaltech nesta segunda-feira (31) para contar o caso. Em entrevista, ele contou que efetuou a compra do aparelho em 16 de julho e recebeu a encomenda no dia 29 do mesmo mês, mas não havia celular dentro da caixa, recebida por sua mãe.

“Ela pediu para o motoqueiro abrir e ele voltou com a pedra”, relatou o consumidor à reportagem do CT, narrando ainda que, ao receber a encomenda, sua mãe teria visto o próprio entregador abrir a embalagem para revelar não uma caixa de iPhone XR, mas sim a de um Motorola com uma pedra dentro. Em contato com a loja, ele foi informado que teria uma resposta em até 10 dias, mas “até agora nada”, apesar de já ter se passado um mês.

Raunny comprou um iPhone XR, mas recebeu uma pedra (Imagem: Reprodução/Raunny Hazzard)
Raunny comprou um iPhone XR, mas recebeu uma pedra (Imagem: Reprodução/Raunny Hazzard)

O nome e CNPJ da Via Varejo, dona dos sites Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, constam na nota fiscal recebida por Raunny após a compra do produto. O produto foi entregue pela Sequoia Logística e Transportes SA, transportadora contratada pela loja. É possível que o produto tenha sido trocado no caminho entre o armazém da varejista e a casa de Raunny.

Mais um caso

O caso de Raunny não é o único. O UOLpublicou no sábado (29) o relato de uma consumidora de Goiânia, Goiás, que alega ter comprado um iPhone 11, também no site das Casas Bahia, e recebeu pedras dentro de uma caixa de celular da Motorola.

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Segundo a reportagem, Mônatha Nogueira fez a compra no dia 21 de agosto, e a entrega, no dia 26. Porém, nada de telefone dentro da embalagem. Em contato com o Procon, ela já conseguiu que a loja garantisse o envio de outra unidade do aparelho.

No caso de Mônatha, a troca parece ter sido realizada no caminho entre a central de distribuição da transportadora terceirizada e sua casa. Após fazer a reclamação, a consumidora foi informada que todos os produtos passam por raio-x antes de sair para entrega, para verificar se o produto dentro da embalagem é, de fato, o que consta na nota fiscal.

Quando a caixa chegou à portaria do prédio de Mônatha, estava lacrada, sem nenhum sinal de violação, de acordo com ela. “Mas a nota fiscal que vem do lado de fora estava rasurada e com o plástico aberto”, relatou ao UOL.

Recentemente, surgiu na web o relato de um homem que comprou um iPhone na mesma loja e, no lugar, recebeu um pedaço de mandioca. Na ocasião, a varejista garantiu investigar o caso.

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Outro lado

O Canaltech entrou em contato com a Via Varejo para pedir um posicionamento oficial a respeito do caso de Raunny, que confirmou ter recebido contato da empresa e a promessa de um novo envio para sua casa. Em nota, a companhia reforçou seu compromisso com o consumidor e afirmou apurar o ocorrido a fim de esclarecer os fatos e aplicar medidas cabíveis a todos os envolvidos. Confira o posicionamento na íntegra:

"A Companhia esclarece que possui padrões rigorosos de atendimento ao consumidor e preza pela boa-fé de seus funcionários e fornecedores. Sobre o fato em questão, a companhia informa que está apurando o ocorrido, inclusive junto a transportadora e que, assim que esclarecido, adotará as medidas cabíveis para punição dos envolvidos. A empresa reforça que está em contato com a cliente e já reagendou a entrega do novo produto".