Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

The Last of Us | Veja os atores do jogo na série da HBO

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Março de 2023 às 20h30

HBO
HBO
Continua após a publicidade

Não há dúvidas de que Pedro Pascal e Bellam Ramsay são os grandes nomes de The Last of Us. Só que a adaptação feita pela HBO traz ainda outros atores que, embora não sejam tão conhecidos assim pelo grande público, são um aceno enorme para quem se apaixonou por esse universo miserável e seus personagens nos games.

Muitos dos artistas que fizeram parte da criação dos jogos, seja fazendo a captura de movimento ou participando da dublagem, estão presentes na série em live-action. Trata-se de uma homenagem a esses atores que ajudaram a dar vida a essa história há dez anos e que sempre estiveram muito conectados à obra.

E estamos falando de grandes figurões. Ainda que o Joel e a Ellie de Pascal e Ramsay sejam uma unanimidade, não há como não se empolgar ao ouvir as vozes originais dos protagonistas na tela. Ao mesmo tempo, é muito interessante para quem não tem ideia desses easter eggs se dar conta dessas participações mais do que especiais em The Last of Us.

Atenção! Este texto tem spoilers do final da temporada de The Last of Us. Cuidado ao avançar!

Merle Dandridge (Marlene)

Merle Dandridge é a únia atriz que reprisa seu papel do game na série da HBO (Imagem: Reprodução/Naughty Dog, HBO)
Merle Dandridge é a únia atriz que reprisa seu papel do game na série da HBO (Imagem: Reprodução/Naughty Dog, HBO)

A líder dos Vaga-Lumes é a única atriz que reprisou na série de TV o papel que viveu dez anos atrás. Tanto nos jogos quanto na adaptação da HBO, é Merle Dandridge quem interpreta Marlene — e, nos dois casos, entregou uma interpretação bastante marcante dessa mulher capaz de passar por cima de amizades e afetos em prol desse grande bem comum que tanto acredita.

Continua após a publicidade

Aliás, dá até para dizer que o seriado ajudou a reforçar essa imagem que o jogo já tinha apresentado. Sem depender de um apoio tecnológico, a atriz conseguiu criar essa personalidade durona a partir de expressões faciais e do próprio olhar da líder rebelde.

Jeffrey Pierce (Tommy)

O Tommy original retorna para ser um capanga em Kansas City (Imagem: Reprodução/Naughty Dog, HBO)
O Tommy original retorna para ser um capanga em Kansas City (Imagem: Reprodução/Naughty Dog, HBO)
Continua após a publicidade

De todo o elenco dos jogos, o ator Jeffrey Pierce é um dos menos lembrados pelo público — o que é um tanto quanto injusto, já que seu Tommy é incrível nos dois jogos. Contudo, os produtores da série de The Last of Us não cometeram esse erro e deram um jeito de trazê-lo para fazer uma participação até bastante relevante em um dos episódios.

Na adaptação, Pierce vive o personagem Perry, um dos milicianos mais proeminentes em Kansas City e braço direito de Kathleen (Melanie Lynskey). Ele é aquele soldado barbudo que está sempre cumprindo as ordens da moça e que não poupa esforços para encontrar os irmãos Henry (Lamar Johnson) e Sam (Keivonn Woodard). Isso até ser dilacerado por um baiacu no fim do episódio 5.

Troy Baker (Joel)

MOrrer na neve é um problemap ara Troy Baker em The Last of Us (Imagem: Reprodução/Naughty Dog, HBO)
MOrrer na neve é um problemap ara Troy Baker em The Last of Us (Imagem: Reprodução/Naughty Dog, HBO)
Continua após a publicidade

Falando em capangas sendo mortos, quem também acaba caindo nessa mesma armadilha é a voz do Joel original. Troy Baker é um dos maiores dubladores da atualidade, dublando desde God of War: Ragnarok a Marvel’s Avengers e, ainda assim, arranjou um tempo para ter sua jugular decepada por Ellie no episódio 8 da série.

Ele interpreta o personagem James, que é o segundo em comando na comunidade liderada por David (Scott Shepherd). É ele quem encontra a menina pela primeira vez durante a caçada do veado e quem sabe desde o início que as pessoas no vilarejo estão se alimentando de carne humana. Tanto que ajuda o vilão a levar a menina para o açougue — mas é ele quem acaba virando presunto.

Ashley Johnson (Ellie)

A Ellie dos jogos deu à luz à Ellie da série (Imagem: Reprodução/Naughty Dog, HBO)
A Ellie dos jogos deu à luz à Ellie da série (Imagem: Reprodução/Naughty Dog, HBO)
Continua após a publicidade

O último episódio de The Last of Us começa com uma cena poeticamente linda dentro da desgraça que a gente espera da série: a Ellie dos jogos dando à luz à Ellie do seriado. Seria lindo se tudo o que viesse em seguida não fosse dor e sofrimento.

A atriz Ashley Johnson faz uma incrível participação no nono capítulo da adaptação em um trecho que não existe nos games. Ela interpreta Anna e mostra não só o nascimento da protagonista, como ainda revela por que a menina é imune ao cordyceps ao mostrar as condições do parto.

E, de todas as participações especiais, Johnson é quem mais deixa na cara — ou melhor, na voz — que se trata de alguém vindo dos games. Quem jogou The Last of Us vai reconhecer na hora a voz ofegante da atriz enquanto foge de um infectado, trazendo à tona memórias de todas as vezes que sua Ellie passou por perrengues parecidos nos games.

Vozes brasileiras

Continua após a publicidade

A participação especial de quem trabalhou nos jogos não se limitou apenas aos atores americanos. Na verdade, muitos brasileiros que dublaram a versão nacional do game retornaram para reviver seus personagens na série de The Last of Us.

O caso mais emblemático é o da dupla Luiz Carlos Persy e Luiza Caspary, que retornam como Joel e Ellie na adaptação. Foi uma escolha muito acertada da equipe de localização, pois ajudou a tornar o seriado ainda mais familiar para quem jogou com as vozes nacionais — e a interpretação da dupla não deixa nada a desejar para Pascal e Ramsay.

Além deles, outros dubladores que retornam é Miriam Ficher com sua excelente Tess e Clécio Souto e Mabel Cezar no papel de Tommy e Maria no assentamento de Jackson.