Publicidade

7 filmes e séries parecidos com The Last of Us

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Março de 2023 às 22h00

Link copiado!

Lucasfilm, Netflix, 20th Century Fox
Lucasfilm, Netflix, 20th Century Fox

Já é mais do que seguro dizer que The Last of Us se tornou um enorme fenômeno também fora dos videogames. A adaptação da HBO furou todas as bolhas e, semana após semana, a saga de Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsay) é o assunto mais falado nas redes sociais. Por isso mesmo, muita gente está em busca de outras histórias que ofereçam a mesma experiência.

  • The Last of Us | 6 motivos para assistir série na HBO Max
  • The Last of Us | Esta mudança da HBO pode criar problemas para futuro da série

Afinal, a temporada ruma para sua reta final e o sentimento de vazio já começa a aparecer em quem se acostumou a se apaixonar por essa dupla e a sofrer desesperadamente por cada desgraça que eles encontram a cada novo episódio.

A boa notícia é que existem boas opções que seguem o mesmo clima. A estrutura “pai solo que precisa lidar com uma criança que não suporta, mas acaba se afeiçoando a ela” já é quase um gênero próprio e tem vários representantes que vão além de The Last of Us.

Continua após a publicidade

Na verdade, se você olhar bem, vai ver que essa fórmula existe desde muito tempo, que vai levar para Lobo Solitário e até histórias ainda mais antigas. E isso é uma excelente notícia para quem procura filmes e séries parecidos com The Last of Us.

7. The Mandalorian

Se você já está com saudades de Pedro Pascal em The Last of Us, saiba que há outra série em andamento em que ele segue sendo esse pai ranzinza lutando para manter sua cria segura. No caso, a Ellie da vez é um alien de borracha verde muito simpático.

Continua após a publicidade

The Mandalorian traz a mesma lógica que vimos na série da HBO, mas sem a violência e os mortos-vivos. Ainda assim, a dinâmica desse homem durão que descobre a paternidade enquanto leva uma carga para um cliente suspeito é mais do que idêntica — e igualmente apaixonante.

The Mandalorian está disponível no Disney+.

6. O Céu da Meia-Noite

Continua após a publicidade

Por trás desse sorriso de galã, George Clooney também já foi um desses pais ranzinzas tendo que lidar com uma criança que ele não quer. Em O Céu da Meia-Noite, o astro vive um cientista isolado em uma estação no Ártico que tenta impedir que astronautas voltem à Terra após o planeta passar por uma catástrofe natural.

Quer dizer, quase isolado, já que ele divide a estação com uma garota e a relação dos dois não é nada amistosa. Contudo, à medida em que eles se veem obrigados a conviver e a trabalhar juntos, o afeto começa a surgir a ponto de ele fazer o impossível para protegê-la.

Dirigido pelo próprio Clooney, O Céu da Meia Noite está disponível na Netflix.

Continua após a publicidade

5. Birdbox

Assim como The Last of Us, Birdbox também tem a estrutura de adulto infeliz tendo que cuidar de criança em um mundo pós-apocalíptico. No caso, Sandra Bullock interpreta essa mãe sobrecarregada que precisa sobreviver não a zumbis, mas algum tipo de criatura que ataca pelo olhar enquanto supervisiona duas meninas — e ela não parece estar nada contente com essa responsabilidade.

E o grande charme dessa história não está no quão peculiar é essa ambientação em que as pessoas são obrigadas a viverem vendadas, mas na dinâmica com as crianças. Você percebe logo de início que as coisas são disfuncionais e vai entendendo pouco a pouco o que realmente aconteceu — e é um baque enorme.

Continua após a publicidade

Birdbox está disponível na Netflix.

3. O Profissional

Um dos primeiros grandes filmes que explorou essa ideia de dupla improvável, O Profissional segue sendo um clássico até hoje. Dirigido por Luc Besson, o filme traz uma Natalie Portman ainda criança vivendo uma jovem filha de pais abusivos e negligentes que são mortos por policiais corruptos. Assim, ela só pode contar com uma inesperada ajuda na hora da vingança: o assassino de aluguel que mora ao lado, interpretado por Jean Reno.

Continua após a publicidade

O Profissional está disponível na Netflix.

3. A Estrada

Se tem um filme que carrega muito bem esse espírito de desgraça de The Last of Us é A Estrada — com a diferença de que o longa estrelado por Viggo Mortensen teve uma recepção bem mais dividida por parte do público. Ainda assim, se você procura essa combinação de mundo pós-apocalíptico com uma relação infeliz entre pai e filho, dedique seu play a essa história.

Continua após a publicidade

Adaptado do livro homônimo de Cormac McCarthy, o longa mostra um mundo devastado há mais de um década por um cataclisma que ninguém sabe direito qual é. O resultado disso é o fim da energia, destruição das cidades, desaparecimento de vegetação e escassez de comida. E, no meio de tudo isso, pai e filho cruzando o que restou dos EUA para tentar sobreviver.

A Estrada está disponível na HBO Max.

2. Logan

Continua após a publicidade

Quando Logan chegou aos cinemas, praticamente todo mundo apontou que aquela era a adaptação perfeita de The Last of Us. E não apenas porque a relação de Wolverine (Hugh Jackman) e Laura (Dafne Keen) ser idêntica à de Joel e Ellie ou pela ambientação pós-apocalíptica, mas porque o visual dos personagens também era muito próxima daquela que os videogames já tinham apresentado.

Dito isso, Logan é um excelente filme em todos os sentidos. Essa história do “pai solo que odeia a criança, mas logo se afeiçoa a ela” é construída muito bem e dialoga muito bem com aquilo que a gente conhece do herói mutante, além de servir também para dar um peso muito maior àquela realidade desgraçada que nos é apresentada na história.

Continua após a publicidade

Ao contrário de tudo o que vinha sendo feito de X-Men até então, ele se preocupa muito mais em construir sua história e a relação de seus personagens do que enfiar um monte de referência de quadrinho a troco de nada. Por isso mesmo, funciona tão bem.

Logan está disponível no Star+ e no Disney+.

1. Lobo Solitário

Continua após a publicidade

Mas não podemos ignorar o pai de todos — Lobo Solitário. Quando falamos de The Last of Us e de todas as demais produções que seguem essa mesma estrutura, inevitavelmente retomamos a história criada nos mangás por Kazuo Koike e Goseki Kojima. A obra se tornou tão famosa e influente que ganhou diversas adaptações, além de inspirar uma série de outras produções mundo afora.

E o filme de Kenji Misumi traz de volta esse clássico e o apresenta a quem nunca teve a chance de conferir os quadrinhos. Assim, somos apresentados a Itto Ogami, o executor oficial do xogum e que é vítima de uma conspiração feita por um clã rival. Assim, ele é visto como traidor e passa a ser caçado ao mesmo tempo em que inicia uma jornada em busca de vingança.

Mas o que torna Lobo Solitário tão icônico é o que acontece a partir daí. Porque é nessa viagem em busca dos responsáveis por sua desonra, Ogami vai cruzar ao Japão ao lado do seu filho, o pequeno Daigoro, que vai crescer mergulhado nesse mundo de morte e assassinato e aprender desde muito pequenos que somente com força e a honra é possível empunhar uma espada.