Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Em plena alta da Ômicron, Ministério da Saúde segue com apagão após ciberataque

Por| Editado por Claudio Yuge | 07 de Janeiro de 2022 às 16h00

Divulgação/Ministério da Saúde
Divulgação/Ministério da Saúde
Continua após a publicidade

Quase um mês após o ataque cibernético que derrubou os sistemas do Ministério da Saúde, a chamada Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma que reúne todos os registros de dados feitos por estados e municípios no Sistema Único de Saúde (SUS) continua inacessível, prejudicando o monitoramento da pandemia da covid-19 no Brasil.

Quando o ataque virtual ocorreu, em meados de dezembro, o Ministério da Saúde não informou sobre o comprometimento do RNDS, somente afirmando em nota na época que “sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento".

O fato do RNDS ainda não estar disponível faz com aplicativos como o ConecteSUS, plataforma que mostra o registro da vacinação e de exames para covid-19 da população do país, não seja atualiza desde 24 de dezembro. O mesmo ocorre com o LocalizaSUS, site do Ministério da Saúde usado para divulgação de informações da pandemia.

Em plena alta da Ômicron, Ministério da Saúde segue com apagão após ciberataque
Dados de comprovação de vacinas, exames, remédios coletados, consultas e outros continuam indisponíveis no aplicativo do Conecte SUS (Imagem: Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech)

Com isso, várias pessoas em redes sociais e especialistas começaram a questionar o motivo de dados da pandemia da covid-19 e da epidemia da gripe H3N3 não estarem sendo informados de forma correta.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), estima-se que o Piauí, desde o ataque criminoso, já tem mais 9 mil casos de infectados pela covid-10 não contabilizados no total do país. Além disso, no Brasil inteiro, principalmente em capitais como o Rio de Janeiro, observam-se filas de pessoas em postos de saúde para serem testadas quanto a infecção com a variante Ômicron, principalmente após as festas de fim de ano.

Considerando que no mundo a maioria das infecções recentes estão sendo causadas pela Ômicron, o cenário deve ser semelhante no Brasil, mas sem o sistema RNDS disponível, não há como confirmar os dados, deixando a população do país no escuro sobre o estado real da doença e sem informações sobre a atual pressão enfrentada pelos sistemas públicos e privados de saúde.

Continua após a publicidade

Retorno da rede é importante para combate a covid-19

Em plena alta da Ômicron, Ministério da Saúde segue com apagão após ciberataque
Casos de covid-19 dispararam na segunda-feira puxados por Estados Unidos e Europa, e não deve ser diferente no Brasil. (Imagem: Our World In Data)

Segundo informações obtidas pelo portal GZH, dentro do Ministério da Saúde espera-se que o RNDS volte a funcionar na semana que vem ou, no máximo, no decorrer do mês de janeiro.

No retorno do sistema, todas as informações de casos de covid-19 e doses de vacina aplicadas durante o apagão serão disponibilizadas no ConecteSUS e em outros sistemas do Ministério.

Continua após a publicidade

Por fim, nesta quinta-feira (6) , o Ministério da Saúde emitiu uma nota confirmando que os dados lançados após o dia 10 de dezembro não constam na plataforma, mas que gestores locais podem continuar realizando o registro, já que no retorno do RNDS as informações aparecerão para os usuários. Confira o comunicado na íntegra:

O Ministério da Saúde informa que as plataformas e-SUS Notifica, SI-PNI e Conecte SUS foram restabelecidas há duas semanas, possibilitando a inclusão de dados por estados e municípios. Os dados lançados após o dia 10 de dezembro ainda não constam nas plataformas. Entretanto, todas as informações podem ser registradas pelos gestores locais e, assim que a integração de dados for restabelecida, os registros poderão ser acessados pelos usuários.

Fonte: GHZ, Cidade Verde, RicMais