Publicidade

Ministério da Saúde invadido? ConectSUS sai do ar após suposto ataque

Por| Editado por Claudio Yuge | 10 de Dezembro de 2021 às 02h25

Link copiado!

Divulgação/Ministério da Saúde
Divulgação/Ministério da Saúde

O site do Ministério da Saúde parece ter sido invadido no início da madrugada desta sexta-feira (10), com uma mensagem falando em cópia e exclusão dos dados sendo publicada em seu lugar. A desfiguração fala na implantação de um ransomware nos sistemas da pasta, bem como na obtenção e exclusão de 50 TB de informações pertencentes ao órgão.

Para piorar as coisas, informações sobre vacinas e outros dados disponíveis em serviços oficiais como o Conecte SUS ficaram indisponíveis nas horas seguintes à suposta invasão. Quem tinha os dados no cache do smartphone, por exemplo, pôde ver as comprovações de imunização contra a covid-19 “desaparecendo” diante dos olhos quando a página inicial da aplicação atualizou.

Continua após a publicidade

Outros dados, como remédios recebidos por meio de programas de farmácia popular ou registros de internações ou atendimentos pelo serviço público de saúde também se tornaram indisponíveis. No aplicativo, o Conecte SUS não exibe mensagens de erro ou problemas de conectividade, enquanto sua interface web não pode ser acessada, redirecionando os usuários à mensagem de desfiguração. Não existem confirmações de que o sumiço dos dados está relacionado ao ataque.

ConectSUS sai do ar com dados da vacina

O Lapsus Group assumiu autoria do ataque e pede que o governo brasileiro entre em contato, por meio de um grupo no Telegram ou e-mail, caso queira as informações de volta. Além da página inicial do site do Ministério da Saúde, serviços internos e plataformas também ficaram fora do ar, com todos os endereços retornando à mensagem deixada pelos responsáveis pela desfiguração.

Continua após a publicidade

Informações preliminares dão conta que o comprometimento aconteceu por meio do DNS, com o tráfego na URL oficial do governo federal sendo redirecionado a servidores que não os da própria pasta. Registros relacionados a e-mails também teriam sido modificados, de forma que mensagens de correio eletrônico direcionadas ao Ministério da Saúde também fossem desviadas.

Por outro lado, outras páginas vinculadas ao Ministério da Saúde, disponíveis no domínio direto do governo federal, seguem no ar. É o caso, por exemplo, do site oficial do Brasil sobre a vacinação contra a covid-19 ou do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, que lista hospitais e profissionais da área em todo o país.

Continua após a publicidade

Mais detalhes sobre o caso, principalmente no que toca um possível comprometimento de dados sensíveis de cidadãos brasileiros, ainda são desconhecidos. O Canaltech tentou em contato com o Ministério da Saúde, mas não havia recebido resposta até a publicação desta reportagem.