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App falso da Netflix era usado para roubar dados no Android

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Abril de 2021 às 16h41

Reprodução/Pixabay (afra32)
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O Google removeu nesta semana um aplicativo falso da Netflix que estava disponível na Play Store e era utilizado em um golpe para roubar dados pessoais e bancários dos usuários. O golpe envolvia também o envio em massa de mensagens pelo WhatsApp, prometendo que o download do aplicativo daria acesso a dois meses de assinatura gratuita do serviço de streaming.

A campanha foi descoberta pelos especialistas da Check Point Research e mirava usuários falantes do inglês. O malware chamado FlixOnline, cuja interface, elementos visuais e imagens de divulgação eram semelhantes às da Netflix solicitava permissões que garantiam acesso a mensagens do WhatsApp e, com isso, enviava convites em massa para contatos e grupos com a oferta que estaria disponível apenas a partir de um link específico.

Mais do que apenas dois meses de assinatura gratuita, o app também prometia dar acesso a todo o catálogo global da plataforma de streaming. Já a regalia promocional era explicada pela velha história de que a Netflix, de forma a incentivar o isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, estaria presenteando usuários com algumas mensalidades — um truque antigo e já manjado desde o ano passado, mas que, aparentemente, continua sendo lucrativo para os bandidos.

Uma vez instalado e com as devidas permissões concedidas pelo usuário, o malware começa a acompanhar as notificações de mensagens do WhatsApp, respondendo a todas de forma automática, enquanto exibe uma página própria para o usuário. O cadastro está hospedado em um servidor controlado pelos criminosos, que recebem todas as informações inseridas; após, o ícone do aplicativo é ocultado enquanto ele segue ativo no sistema, invulnerável inclusive à desativação por sistemas de economia de bateria.

App falso da Netflix era usado para roubar dados no Android
Mensagem no WhatsApp prometia dois meses de assinatura grátis da Netflix com acesso a conteúdo global, mas levava usuários a um app que disseminava o golpe e roubava dados pessoais e bancários (Imagem: Reprodução/Check Point)

De acordo com os dados da Check Point, o golpe pode ter atingido 500 pessoas, de acordo com o número de downloads registrados na Play Store. O malware permaneceu ativo na loja oficial do Android por cerca de dois meses, com o Google agindo rapidamente em sua remoção assim que foi notificado pelos especialistas em segurança.

A recomendação para os usuários afetados é que troquem suas senhas e acompanhem faturas de cartão de crédito em busca de compras indevidas, além de realizarem a desinstalação do aplicativo e uma varredura do dispositivo com o uso de softwares de proteção. Estes, aliás, devem estar sempre ativos e atualizados nos celulares de todos os usuários, já que são capazes de identificar ameaças mais comuns, manipulações de telas ou comportamentos indevidos.

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Além disso, é importante manter o olho vivo e evitar clicar, baixar aplicações ou preencher cadastros a partir de ofertas recebidas por mensagens. Uma pesquisa rápida no Google sobre a suposta oferta da Netflix, por exemplo, já revelaria o golpe, então vale a pena analisar as propostas antes de aderir a elas, mesmo que o texto cite a necessidade de respostas ou cadastros rápidos, que são justamente as artimanhas usadas pelos criminosos para gerar urgência e dificultar a descoberta da farsa.

Fonte: Check Point Research