Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uruguai autoriza 3ª dose da Pfizer para quem tomou as duas da CoronaVac

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Julho de 2021 às 19h15

Garakta-Studio/Envato Elements
Garakta-Studio/Envato Elements
Continua após a publicidade

Nesta quarta-feira (28), O Ministério da Saúde Pública do Uruguai anunciou que toda a população que se vacinou com as duas doses da CoronaVac poderão receber uma dose de reforço da vacina da Pfizer. 

Em comunicado oficial, o ministério afirmou que a aplicação será feita de forma escalonada, utilizando a fórmula de mRNA da Pfizer, em pessoas que receberam a segunda dose da CoronaVac em, pelo menos, 90 dias. A aprovação da terceira dose aconteceu na terça-feira, assim como a de uma quarta dose para indivíduos que tenham imunossupressão moderada ou grave provocada por diferentes tipos de doenças.

Uruguai autoriza 3ª dose da Pfizer para quem tomou as duas da CoronaVac
Imagem: Reprodução/RF._.studio/Pexels

A campanha de vacinação do Uruguai começou há cinco meses, já contando com 72% de toda a população vacinada com a primeira dose dos imunizantes contra a COVID-19, em um país de 3,5 milhões de habitantes. Cerca de 61% das pessoas já foram imunizadas totalmente com as duas doses. Como resultado, os números de contaminações, hospitalizações e mortes vêm caindo consideravelmente.

Enquanto isso, aqui no Brasil, o Ministério da Saúde ainda está em processo de avaliar pesquisas que comprovem a eficácia de uma terceira dose para quem já foi vacinado com a CoronaVac. Um estudo foi encomendado em parceria com a Universidade de Oxford, com expectativa de finalização em novembro. Será avaliada, ainda, a administração de doses de diferentes fabricantes.

Fonte: O Globo, Estado de Minas