Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Universidade de Tóquio faz transmissões ao vivo de cirurgias com RV para alunos

Por| 03 de Junho de 2020 às 19h00

Reprodução: Faculty of Advanced Techno-Surgey
Reprodução: Faculty of Advanced Techno-Surgey
Continua após a publicidade

A pandemia da COVID-19 vem obrigando muitos a se adaptarem ainda mais ao virtual, fazendo o possível para que seus trabalhos não sejam interrompidos e prejudicados. Uma das soluções parte lá de Tóquio, no Japão, em um hospital, com os médicos começando a fazer a transmissão ao vivo de procedimentos cirúrgicos em realidade virtual para seus alunos.

Na faculdade de medicina Tokyo Women’s Medical University, que já é bastante conhecida no país por fazer experimentos com algoritmos de inteligência artificial e contar com robôs médicos, os cirurgiões agora usam a tecnologia para beneficiar seus alunos. As operações são feitas em frente a uma câmera gigante de realidade virtual em 8K, precisando apenas que o estudante use um headset de RV em sua própria casa para conferir a aula.

Neotaka Fujii, CEO da empresa de realidade virtual Hacosco, diz acreditar que a transmissão ao vivo em RV traz uma experiência imersiva mesmo sem a necessidade de contato humano. Além disso, a câmera proporciona uma melhor visibilidade das cirurgias em comparação com apenas observar atrás dos ombros de um médico ou ainda através de uma vidraça.

Universidade de Tóquio faz transmissões ao vivo de cirurgias com RV para alunos
Imagem: Reprodução

"A tecnologia de realidade virtual está, definitivamente, progredindo no campo médico. Ela vem se tornando continuamente comum em aplicações de pesquisa e educação, assim como neste projeto e em reabilitação pós-operatória", comenta Fuji.

O projeto, obviamente, é uma grande solução de prevenção contra a propagação do novo coronavírus, mas se a ideia se tornar uma tendência para os próximos anos, infelizmente pode tornar as aulas inacessíveis a uma grande parcela da população do Japão.

Fonte: Futurism