Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova técnica pode rejuvenescer células e deixar idosos mais resistentes à COVID

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Setembro de 2021 às 09h50

Rido81/Envato
Rido81/Envato
Continua após a publicidade

Uma equipe de cientistas do Instituto de Tecnologia Technion-Israel descobriu uma maneira de everter o envelhecimento natural das células do sistema imunológico, o que pode tornar os idosos mais resistentes à COVID-19.

Os pesquisadores identificaram a via molecular que o corpo humano usa para criar células B, que o sistema imunológico usa para identificar e produzir anticorpos contra novos patógenos. Normalmente, o corpo reduz a produção de células B com o passar do tempo, mas suprimir um determinado hormônio pode desencadear a produção. Embora a equipe ainda precise realizar testes clínicos, seu trabalho aponta para um futuro no qual os idosos possam lutar contra os patógenos tão bem quanto os mais jovens.

Nova técnica pode rejuvenescer células e deixar idosos mais resistentes à COVID-19 (Imagem: JD Mason / Unsplash)
Nova técnica pode rejuvenescer células e deixar idosos mais resistentes à COVID-19 (Imagem: JD Mason / Unsplash)

Normalmente, as células B vivem pouco tempo antes de morrer e são convertidas em células B de memória de longa duração (MBC), que o sistema imunológico usa como uma espécie de registro de infecções anteriores. Se uma célula B morrer antes de se tornar um MBC, ela será substituída por uma nova. Mas o estudo informa que essa produção de células é interrompida quando há mais MBCs ocupando espaço, tornando mais difícil para o sistema imunológico de uma pessoa mais velha aprender a se defender de novos patógenos como o coronavírus.

A fim de encontrar uma maneira de enganar o corpo e fazê-lo produzir novas células B, os pesquisadores investigaram uma das maneiras pelas quais o corpo reabastece naturalmente seu suprimento. A equipe identificou os hormônios específicos que interromperam a produção de células B novamente e percebeu que a desativação do hormônio resulta na produção de células B extras. A ideia, no futuro, é transformar esse truque hormonal em um novo tratamento rejuvenescedor para os idosos e imunocomprometidos. O estudo completo pode ser acessado aqui.

Fonte: Futurism