Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Homem com pulmões danificados pela covid-19 recebe transplante duplo e sobrevive

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Setembro de 2021 às 12h30

Reprodução: studiogstock/Freepik
Reprodução: studiogstock/Freepik
Continua após a publicidade

Na última segunda-feira (20), deixou o hospital um paciente que precisou de um transplante de pulmão por decorrência da covid-19. Henrique Batista do Nascimento foi diagnosticado com a doença aos 31 anos em 18 de março, sem ter qualquer comorbidade, e precisou ficar internado na UTI por quatro meses.

Nascimento foi intubado e tratado com a terapia ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), e precisou de um transplante duplo de pulmão devido aos danos que o vírus causou aos órgãos. O procedimento é a última tentativa de cura para pacientes que tiveram os pulmões comprometidos pela covid-19. A primeira vez que o transplante aconteceu foi no Japão, em abril deste ano. 

Homem com pulmões danificados pela covid-19 recebe transplante duplo e sobrevive
Imagem: Reprodução/kjpargeter/ Freepik

O paciente ficou internado no hospital InCor, em São Paulo, que realizou três transplantes pelo mesmo motivo. Somente Henrique resistiu à cirurgia. Segundo os médicos, sem o procedimento, ele não iria sobreviver, pois os pulmões ficaram completamente fibrosados, o que torna impossível a respiração.

Em casa, Nascimento terá que passar por um processo de reabilitação que pode durar entre três a seis meses, precisando ainda de acompanhamento médico pelo resto da vida. O paciente está bem e já está fazendo planos para o futuro, assim que estiver recuperado.

Fonte: g1