Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Boletim COVID-19: Brasil registra mais de 28 mil casos e 1.736 mortes

Por| 15 de Abril de 2020 às 17h38

Reprodução
Reprodução
Continua após a publicidade

Em live transmitida pelas redes sociais, o Ministério da Saúde atualiza os números do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no país, contabilizados hoje (15) até às 14h. Subiu para 28.320 o número de casos confirmados da COVID-19 no Brasil. Esse aumento representa 3.058 novas confirmações em 24h, o que é um marco para as contagens nacionais.

Os óbitos também aumentaram e são, agora, 1.736 em decorrência da infecção. Nas últimas 24h, foram 204 novas mortes. As informações divulgadas foram compartilhadas, individualmente, pelas Secretarias Estaduais de Saúde. 

Divisão no Brasil

Desde a chegada da pandemia no Brasil, a maior parte das notificações nacionais da COVID-19 está concentrada no estado de São Paulo, com 11.043 casos confirmados e 778 mortes. Agora, todos os estados, além de casos confirmados, também apresentam óbitos pela doença, incluindo o Tocantins, que até ontem (14) não registrava mortes.

Quanto ao caso de Tocantins, a vítima é a servidora da Secretaria Municipal de Saúde, com 47 anos. A paciente estava internada desde o dia 18 de março na UTI de um hospital particular, em estado grave. Segundo nota da prefeitura de Palmas, capital do estado, a paciente tinha hipertensão.

A seguir, confira a tabela divulgada pelo Ministério da Saúde com os números de casos e óbitos de cada estado em relação ao novo coronavírus:

Continua após a publicidade
Com 26 casos da COVID-19, Tocantins registra seu primeiro óbito (Imagem: Reprodução/ Ministério da Saúde)
Com 26 casos da COVID-19, Tocantins registra seu primeiro óbito (Imagem: Reprodução/ Ministério da Saúde)

Estado de emergência

Atualmente, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Roraima estão em estado de emergência, ou seja, devem redobrar os cuidados em relação à prevenção do coronavírus por estarem 50% acima da incidência nacional de casos de coronavírus.

Continua após a publicidade

Do total de casos, 6.634 estão em estado grave, ou seja, necessitam de internação em hospitais de referência espalhados pelo Brasil. Dos 1.736 óbitos confirmados, 73% ocorreram em pessoas com mais de 60 anos e 73% do total das vítimas apresentavam pelo menos um fator de risco.

É importante ressaltar que pessoas acima de 60 anos se enquadram automaticamente no grupo de risco, mesmo que não tenham nenhum problema de saúde associado. Além disso, 60% dos mortos eram do sexo masculino.

Para saber mais sobre a distribuição dos casos confirmados e óbitos em decorrência da COVID-10 no Brasil, o Ministério da Saúde alimenta sua própria plataforma com análises sobre a evolução da COVID-19 e gráficos. Para acessar, clique aqui.

Continua após a publicidade

Confira a coletiva de imprensa completa do Ministério da Saúde:

Fonte: Ministério da Saúde e G1