Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Algoritmo do Twitter vai se tornar open source nesta sexta (31), garante Musk

Por| 31 de Março de 2023 às 09h46

Brett Jordan/Pexels
Brett Jordan/Pexels
Twitter
Tudo sobre Twitter
Continua após a publicidade

Depois de muitas promessas e vai e vem, parece que agora finalmente vai: Elon Musk afirmou que o código-fonte do algoritmo do Twitter se tornará público nesta sexta-feira (31).

De maneira mais precisa, ele escreveu em sua conta na rede social que o movimento que torna o mecanismo de recomendação de conteúdo da rede em open source acontece exatamente às 12h no horário do Pacífico, portanto às 16h pelo horário de Brasília

Vale lembrar que Musk já havia prometido que o código do algoritmo do Twitter seria aberto em 31 de março há algumas semanas, promessa que, ao que tudo indica, vai se cumprir.

Código vazou no GitHub

Outro ponto importante a ser lembrado é que o código-fonte do algoritmo do Twitter já havia vazado na web este ano. Nesta semana, tornou-se conhecido do público que entre janeiro e março de 2023 o pacote com tais dados foram disponibilizados na plataforma de desenvolvedores e que o Twitter está atrás dos responsáveis, inclusive tentando na justiça com que o GitHub revele dados de todos que baixaram as informações de lá.

O que muda com o algoritmo aberto?

Continua após a publicidade

De forma prática e direta, o primeiro ganho que o Twitter parece buscar com a revelação do código do mecanismo de recomendação de conteúdo é a confiança do público. Recentes denúncias de que o perfil de Musk e de um grupo de VIPs estaria sendo impulsionado artificialmente, por exemplo, poderiam ser arrefecidas com o algoritmo open source.

Outra questão envolve até mesmo a suposta complexidade excessiva do código do Twitter, algo de que Musk já reclamou e que provavelmente pode ser solucionado com mais programadores, engenheiros, pesquisadores e entusiastas se debruçando sobre as linhas de comando que fazem um determinado tuíte aparecer em sua timeline.

"Nosso 'algoritmo' é excessivamente complexo e não totalmente compreendido internamente", escreveu. "AS pessoas vão descobrir muitas coisas bobas, mas corrigiremos os probemas tão logo eles sejam encontrados", completou o bilionário dono e CEO do Twitter.

Continua após a publicidade

Agora o que resta é esperar e torcer para que a promessa de Musk realmente se cumpra para descobrir o que vem por aí.