Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Elon Musk teria obrigado Twitter a impulsionar seus tuítes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Fevereiro de 2023 às 09h46

Link copiado!

Steve Jurvetson/VisualHunt
Steve Jurvetson/VisualHunt
Tudo sobre Twitter

O Twitter estaria, sim, promovendo publicações de Elon Musk secretamente, reportou a newsletter Platformer após informações obtidas junto a pessoas familiarizadas com o assunto. Aparentemente frustrado com o baixo engajamento em tuítes relacionados ao Super Bowl, segundo a reportagem, o bilionário ordenou que engenheiros da rede social "corrigissem o problema" com urgência.

O mecanismo ficou conhecido internamente como “Power user multiplier” (“Multiplicador de usuário avançado”, em tradução livre) e se aplica exclusivamente à conta de Elon Musk. Com o recurso habilitado, as publicações do dono do Twitter estaria ignorando barreiras impostas pela plataforma e sendo exibidas com mais recorrência no feed gerenciado por algoritmo — a aba “Para você”.

Continua após a publicidade

Segundo o Platformer, o algoritmo do Twitter “promove artificialmente os tuítes de Elon Musk por um favor de 1 mil”. A classificação constante garante que os posts dele apareçam com frequência nos feeds de praticamente todos os usuários, incluindo aqueles que não o seguem.

A frustração de Musk

A preocupação de Musk acerca do seu baixo engajamento na rede social teria começado semanas atrás, quando o executivo notou que posts não estavam sendo entregues para a maioria de seus seguidores. O bilionário chegou a trancar a própria conta para checar se o Twitter estava com algum problema na entrega de conteúdo.

Porém, as tentativas "orgânicas" não resolveram, e a irritação do chefão do Twitter teria ficado ainda maior nos últimos dias. Uma publicação de Elon Musk sobre o Super Bowl, a grande final do futebol americano nos EUA, teve menos alcance que um post do presidente dos Estados Unidos Joe Biden sobre o mesmo tema. Diante disso, o dono da rede social ordenou mudanças no algoritmo, ameaçando demitir o restante dos engenheiros caso eles não conseguissem resolver o problema.

Continua após a publicidade

O bilionário excluiu a publicação "flopada".

Por que Musk alcançava poucas pessoas?

De acordo com fontes ouvidas pelo Platformer, havia sim questões técnicas relacionadas ao sumiço de publicações de Musk. Uma das possibilidades é que, uma vez que o bilionário acumula uma infinidade de bloqueios de usuários, o algoritmo da rede social pode ter reduzido o alcance dele até mesmo para os próprios seguidores.

Além disso, por alguma razão os tuítes de Musk não estavam sendo promovidos pela rede social, mesmo quando eles tinham boa taxa de engajamento por seguidores e não seguidores (critério para receber impulso na “Para você”).

Continua após a publicidade

Musk inundou o feed de todo mundo

Como consequência, as publicações de Elon Musk inundaram o feed de muitos usuários na segunda-feira (13). A recorrência com que os tuítes dele apareciam na aba “Para você” foi tanta que o assunto virou notícia, com a suspeita de que havia alguma manipulação do algoritmo.

O chefe do Twitter, aparentemente ciente da situação, até brincou com o excesso de tuítes dele no feed ranqueado. O bilionário postou memes relacionados ao excesso de posts e afirmou que faria “ajustes no ‘algoritmo’”.

Continua após a publicidade

Musk aparece menos agora

As reclamações sobre o bilionário surtiram efeito, felizmente. A promoção artificial de tuítes dele ainda existe, mas agora está num fator inferior a 1 mil. A frequência com que os tuítes dele aparecem na aba "Para você" ainda deve ser grande, mas menor do que antes.

Fonte: Platformer