Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem é mais forte: Capitão América ou Homem de Ferro?

Por| 02 de Junho de 2023 às 14h09

Marvel Comics
Marvel Comics
Marvel
Tudo sobre Marvel
Continua após a publicidade

E aqui estamos com mais uma daquelas discussões que os fãs adoram polemizar: quem é mais forte, o Capitão América ou o Homem de Ferro? Para quem acompanha os quadrinhos dos heróis há algum tempo, a resposta é simples, mas vamos lembrar as características de ambos para confirmar o que muitos sabem há tempos.

Steve Rogers era um garoto de estatura baixa e franzino quando tentava se alistar no exército. Até mesmo seu estado anêmico o impedia de fazer o registro para entrar nas Forças Armadas. Mas o Soro do Supersoldado aumentou todos seus atributos físicos, e, mentalmente, destacou sua determinação e resiliência. Depois de sua transformação, o Capitão América passou a ter quase 1,90 metro de altura e 108 quilos de peso.

Capitão América tem "a força de 10 homens", segundo a Marvel (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)
Capitão América tem "a força de 10 homens", segundo a Marvel (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Segundo informações da Marvel Database, o Capitão América tem a “força de 10 homens”, o que seria o equivalente à capacidade de levantar um peso de cerca de 550 quilos. Ele também pode correr a uma velocidade máxima de aproximadamente 80 quilômetros por hora. Misture isso com sua expertise em combate corpo a corpo, agilidade sobre-humana, senso tático e experiência no campo de batalha, e você tem um herói muito difícil de ser batido — até mesmo o Hulk tem dificuldade de vencer Stever Rogers, já que ele raramente consegue acertar um soco no Sentinela da Liberdade.

Tony Stark possui a constituição física de um homem atlético, com 1,85 metro de altura e 84 quilos de peso. Com qualquer ser humano comum, ele pode levantar pouco mais 40 quilos. Apesar de também ser experiente em batalhas, e de ter treinado várias artes marciais, seu desempenho não se compara ao do soldado Steve Rogers — ainda mais se ele estiver alcoolizado.

Tony Stark tem o corpo atlético, mas possui a força de um homem comum (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)
Tony Stark tem o corpo atlético, mas possui a força de um homem comum (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Como Homem de Ferro, a coisa é diferente, já que, com a tecnologia de seu traje, ele é capaz de levantar toneladas e tem força para destruir blocos de concreto e, dependendo da armadura e de com a usa, pode até mesmo derrubar prédios inteiros. Além disso, como a inteligência artificial de seu computador de bordo pode mapear os movimentos de seus oponentes, fica difícil atingi-lo sem uma tática que possa surpreendê-lo.

Continua após a publicidade

Tá, mas quem é mais forte entre o Capitão América e o Homem de Ferro?

Como visto acima, Steve Rogers é, sem sombra de dúvidas, muito mais forte que Tony Stark, o que daria uma vantagem significativa em uma luta sem a armadura de Stark. Ainda assim, o inventor bilionário é extremamente inteligente, então, dependendo do contexto, Rogers, teria muito trabalho ou até mesmo poderia perder, mesmo que Stark esteja sem seu traje.

Steve Rogers é mais forte do que Tony Stark, mas o Homem de Ferro é mais forte do que o Capitão América (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)
Steve Rogers é mais forte do que Tony Stark, mas o Homem de Ferro é mais forte do que o Capitão América (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Por outro lado, Stark possui uma enorme variedade de recursos de defesa e ataque quando está dentro de seu traje. Além disso, ele pode comandar tecnologia externa capaz de virar completamente o jogo durante a luta. Então, com a armadura, o Homem de Ferro é muito mais forte do que o Capitão América. Mas… o senso tático e o lado estratégico de Steve Rogers pode transformar uma aparente derrota em uma vitória — ainda mais quando ele usa seu escudo virtualmente indestrutível com perspicácia.

Continua após a publicidade

A grosso modo, Steve Rogers é mais forte do que Tony Stark, assim como o Homem de Ferro é mais forte do que o Capitão América. Mas, como visto, isso não quer dizer nada, dependendo do contexto de uma batalha entre os dois — ainda bem que ambos, pelo menos na maioria das vezes, estão do mesmo lado.