Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova HQ de Star Wars traz de volta a maior fraqueza dos sabres de luz

Por| 18 de Janeiro de 2023 às 22h30

Marvel
Marvel
Continua após a publicidade

Muita gente não sabe, mas os sabres de luz usados tanto pelos Jedi quanto pelos Sith possui uma grande fraqueza, atribuída a um minério raro que interrompe a energia proporcionada pelos cristais Kyber. Essa limitação era explorada na série de histórias do chamado Universo Expandido, que não são canônicas e atualmente fazem parte do selo Legends. Contudo, uma nova HQ da Marvel Comics trouxe isso de volta para a cronologia oficial de Star Wars.

Atenção! Contém spoilers de Star Wars: Doctor Aphra #25!

Em Star Wars: Doctor Aphra #25, de Alyssa Wong e Minkyu Jung, um material raro foi citado no arco de histórias em que a Doutora Aphra procura segredos de uma arma antiga conhecida como Sith Killer — um artefato que pode comprometer a vida de seu chefe, Darth Vader. A história revela que a Sith Killer foi criada há milênios pelo culto conhecido como Ascendente, um grupo que buscava replicar as habilidades dos Sith usando tecnologia.

Caçados pelos próprios Sith, eles construíram uma lâmina de um minério raro chamado cortosis, um material fibroso capaz de absorver energia — inclusive a dos sabres de luz. Esse mesmo item era citado no passado, em histórias do Universo Expandido. Ao longo do tempo, o culto trabalhou para contornar a fragilidade das lâminas cortosis, para que elas pudessem revestir as Sith Killers.

Ainda não dá para saber ao certo como essa revelação vai afetar as próximas histórias de Star Wars, mas, no Universo Expandido, o cortosis era usado para revestir trajes e e estruturas para evitar os ataques de Jedis e Sith. E, com esse conhecimento, os criadores de dróides podem criar autômatos mais resistentes aos sabres de luz.

Trecho da trama da HQ que explica as capacidades do minério raro cortosis (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)
Trecho da trama da HQ que explica as capacidades do minério raro cortosis (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Vale destacar que a próxima fase de Star Wars, que vai abordar Alta República, já vem trazendo citações sobre mais uma fraqueza para os sabres de luz. Segundo descrições das novas obras, certos tipo de radiações seriam capazes de interromper os circuitos da arma, impedindo que a lâmina canalize o poder do cristal Kyber contido nele. Uma dessas radições seria a chamada recainium, e somente não teria sido utilizada pelos Sith posteriormente porque isso também afetaria seus próprios sabres.

Continua após a publicidade

Vamos acompanhar como essas fraquezas vão aparecer nas próximas obras de Star Wars.