Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google aposta em novo sistema de gerenciamento para reduzir uso de RAM do Chrome

Por| 23 de Dezembro de 2020 às 23h30

Google aposta em novo sistema de gerenciamento para reduzir uso de RAM do Chrome
Google aposta em novo sistema de gerenciamento para reduzir uso de RAM do Chrome
Google
Tudo sobre Google
Continua após a publicidade

O Google já vem trabalhando há um tempo para reduzir o consumo de memória RAM do Chrome no Windows 10. A novidade agora envolve um projeto que seria uma respostá ao concorrente Edge, da Microsoft, que recentemente anunciou um sistema para a interface de aplicações (API) segment heap, utilizado justamente para otimizar a quantidade de recursos usados pelos programas durante a navegação.

O Google até teria experimentado o segment heap para isso, mas a empresa desativou a funcionalidade e vai apostar em uma tecnologia diferente para reduzir a demanda por memória do navegador. O Chrome ganhará o ParitionAlloc, um sistema parecido com o segment heap, que está em desenvolvimento desde agosto e promete resolver a questão de RAM. A tarefa do software é oferecer um melhor gerenciamento de distribuição, evitando que o browser exija RAM em excesso. Além disso, essa solução deve aumentar a segurança do aplicativo.

O documento confidencial do Gigante das Buscas que vazou na web também aborda o TerminateProcess, ferramenta que ajuda a finalizar processos insistentemente ativos após um programa ser fechado. De acordo com a empresa, o Chrome vai passar a adicionar mais tarefas no TerminateProcess. Assim, a companhia espera que essas soluções evitem que o navegador trave e reinicie repentinamente.

As mudanças do TerminateProcess já estariam sendo implementadas gradualmente, sendo que a adoção do ParitionAlloc e redução de uso de RAM ainda não teriam data de lançamento.

Fonte: Windows Latest