Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome chega à versão 88 sem Flash e com reforço para senhas mais seguras

Por| 20 de Janeiro de 2021 às 09h45

Reprodução/Deepanker (Pexels)
Reprodução/Deepanker (Pexels)
Continua após a publicidade

A versão 88 do Google Chrome finalmente foi lançada pelo Google e trouxe importantes atualizações para o funcionamento do navegador. Entre as principais novidades inseridas pela empresa está o fim do suporte para o histórico Adobe Flash Player e a chegada de um recurso que indica o uso de senhas fracas nos serviços da web.

Mais segurança

O Chrome possui um gerenciador de senhas no qual reúne todas as palavras-passe usada em vários sites salva no computador para facilitar novos acessos. Para tornar esse recurso ainda melhor, a empresa vai potencializa-lo: o programa passa a avisar o usuário se suas senhas são fracas ou pouco seguras.

É verdade que, hoje, o gerenciador de senhas do Google Chrome já as salva e permite que você acesse seus e-mails e demais sites com mais rapidez, mas a grande vantagem, contudo, além de avisar que a senha é fraca, é a chance de modificá-la pelo próprio navegador, sem a necessidade de acessar site por site para fazer isso.

Tecnicamente falando, o novo recurso do gerenciador de senhas do navegador é um acréscimo à função do Chrome ativada quando os usuários atualizam senhas salvas. Essa modificação já está disponível para versões desktop e iOS do Chrome e, posteriormente, também chegará os dispositivos Android.

Animação: Google
Animação: Google

Para acessar suas senhas no Google Chrome, você pode tomar dois caminhos: acessar o ícone que aparecerá abaixo do seu perfil ou digitar manualmente na barra de endereços chrome://settings/passwords.

Continua após a publicidade

Tchau, Flash

Não que seja, efetivamente, uma grande novidade, já que a Adobe já havia encerrado o suporte ao Flash Player no final do ano passado e o bloqueado no último dia 12 de janeiro, mas, com alguns dias de atraso, foi a vez do Chrome fazer o mesmo. Mesmo que pouquíssimos sites na internet ainda utilizem essa extensão, trata-se de um feito histórico e o fim de um importante ciclo na história da rede.

A Apple e a Mozilla já haviam tomado esse caminho recentemente e a Microsoft avisou que seus navegadores, em breve, também o farão.

Outras modificações

Continua após a publicidade

Além do fim do suporte ao Adobe Flash Player e das melhorias no gerenciamento de senhas, o Chrome trouxe mais novidades para sua versão 88. Entre elas estão itens como a remoção do acesso a domínios FTP e o bloqueio de downloads considerados nocivos do sistema de modo compulsório.

Todas essas modificações já estão disponíveis no Google Chrome deste a última terça-feira (19).

Fonte: Google