Centro de reparos de produtos da Apple é denunciado por condições precárias
Por Felipe Demartini | Editado por Jones Oliveira | 28 de Julho de 2021 às 20h30
Metas altas, salários baixos e ausência de planos de carreira são apenas algumas das denúncias feitas à imprensa americana por funcionários de um centro de reparo de notebooks que tem a Apple como cliente principal, mas também atende nomes como Dell e Lenovo. A unidade, localizada na cidade de Houston, nos EUA, é citada como um local de exploração, com trabalhadores isolados e instalações que não atendem necessidades básicas.
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De acordo com as denúncias sobre a CSAT Solutions feitas ao site Business Insider, não há banheiros suficientes para todos os trabalhadores, com os que estão disponíveis estando constantemente sujos. A temperatura é alta, com um sistema de ar condicionado que não dá conta, e os trabalhadores são proibidos de usarem o celular mesmo em intervalos ou emergências — um dos denunciantes afirma que ficou sabendo que o filho estava no hospital, devido a uma queimadura, apenas horas depois do ocorrido, quando terminou seu turno diário.
Os relatos também falam sobre a ausência de planos de carreira, com a empresa não dando informações sobre promoções e aumento de salários, e pagamentos de US$ 12 a US$ 14 por hora. As metas, altíssimas, teriam obrigado muitos funcionários a trabalharem em turnos de mais de 12 horas por dia, com acúmulo de casos de afastamento por estafa ou problemas de saúde.
As metas envolveriam, por exemplo, a realização de reparos em computadores em menos de uma hora, uma tarefa impossível em muitos casos. Outro relato cita supervisores tentando impedir até mesmo conversas entre os funcionários, enquanto o intervalo de descanso, necessidades e alimentação seria de apenas 10 minutos, com longas filas devido à pouca disponibilidade de banheiros.
É o contrário, afirmam os denunciantes, do que é promovido pela CSAT Solutions em seu site ou em serviços que ofertam vagas de emprego, onde a companhia utiliza a forte parceria com a Apple como chamariz. Condições dignas, entretanto, somente seriam seguidas quando fiscais da Maçã visitavam o local, com supervisores que teriam pedido a funcionários que seguissem normas firmadas pela fabricante nestes momentos.
No restante do tempo, as alegações são de contratação de empresas de trabalhadores temporários, em regime integral, nos setores relacionados ao conserto de notebooks, smartphones e outros dispositivos das marcas atendidas. A reportagem fala ainda que denúncias anteriores e reclamações a supervisores foram ignoradas, sem mudança nas condições de trabalho.
Pelo menos oito processos judiciais sobre as condições de trabalho foram movidos contra a CSAT Solutions desde 2009, sendo quatro sobre o não pagamento de horas extras, dois por discriminação e um pela demissão de um trabalhador após denúncias de assédio sexual. Todos foram resolvidos com um acordo fora dos tribunais, enquanto à corte do estado americano do Texas, a empresa negou as práticas.
A resposta das empresas
Em resposta à reportagem, a Apple disse visitar com frequência as instalações da CSAT Solutions, assim como as de outras parceiras que prestam serviço para a empresa. De acordo com a fabricante, as alegações serão investigadas, já que a companhia preserva altos padrões, que devem ser cumpridos por suas contratadas, de forma a respeitar os trabalhadores e oferecer condições dignas a eles.
Já a CSAT refutou algumas denúncias, afirmando que os banheiros da unidade de Houston são limpos, pelo menos, três vezes por dia e que os trabalhadores podem até mesmo deixar a unidade durante os intervalos de descanso e almoço, que não seria curtos como nos relatos. A empresa não comentou sobre os processos movidos na justiça americana, mas disse sempre investigar relatos levados à gerência pelos funcionários e que mantém altos padrões de funcionamento.
Fonte: Business Insider