Google quer tornar links "caça-cliques" menos relevantes
Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Agosto de 2022 às 18h17
O Google fará um novo ajuste no algoritmo do mecanismo de buscas para punir sites que dependem de métodos "caça-cliques" — os famigerados clickbaits —para conseguir acessos. A mudança deve rebaixar páginas que produzem conteúdos sem qualidade ou meramente replicados de outros locais.
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O objetivo é reduzir o volume de conteúdos repetidos e de baixa qualidade, cuja preocupação é atrair cliques em vez de informar o leitor. A atualização deve impulsionar conteúdos originais e reduzir o ranqueamento de textos ruins, principalmente nas áreas de educação online, entretenimento, compras e conteúdo relacionado à tecnologia.
Um dos critérios considerados pela busca será a entrega do resultado desejado. Se os visitantes encontrarem o que estão procurando, o site será recompensado. Já as páginas com elevada taxa de rejeição, ou seja, quando o usuário sai rapidamente por não achar a resposta, se tornarão menos visíveis nos resultados de pesquisa.
Em uma publicação oficial, o Google cita como exemplo sites que fazem referência ao conteúdo de outros, mas não fornecem informações ou insights adicionais. Se algo já foi publicado em outros lugares, o redator precisará trazer dados novos ou escrever considerações inéditas em cima do conteúdo, caso contrário será penalizado.
Sites com informações única e autênticas provavelmente aparecerão nos primeiros resultados da pesquisa. E nem adianta tentar enganar o algoritmo sem mencionar a fonte, já que o sistema conseguirá identificar as palavras-chave e comparar a data de publicação para saber qual conteúdo veio antes.
Textos otimizados com SEO devem ter cautela
Para quem trabalha com técnicas de Search Engine Optimization (SEO), o Google diz que haverá uma redução nos critérios técnicos e mais naturalidade na escrita. "O conteúdo direcionado para o tráfego do mecanismo de pesquisa está fortemente correlacionado com o que os pesquisadores consideram insatisfatório", explica a publicação.
A mudança será lançada globalmente a partir da próxima semana e aplicada inicialmente em conteúdos pesquisados em inglês. Não há prazo de quando o ajuste será replicado para o português, mas é bom que os criadores brasileiros fiquem atentos para não serem pegos de surpresa.
Este ajuste atual é uma expansão da atualização anterior do Google, que mudou a forma como as avaliações de produtos são mostradas nos resultados da busca. Na ocasião, o algoritmo passou a considerar como relevante os relatos detalhados de pessoas que realmente testaram o produto, em vez de pontuar na frente os sites que criam reviews não autênticos.
Ajustes constantes na busca
Em junho deste ano, o buscador iniciou testes com trechos em destaque de sites. O novo design muda a forma de exibição dos conteúdos dos sites, passando de apenas um para até quatro cards enfatizados.
No começo de agosto, o mecanismo promoveu uma melhoria para melhorar muito as buscas com aspas. A opção é utilizada para especificar um termo ou frase exata que deve conter nos resultados. Segundo o Google, ao realizar uma busca usando aspas, o trecho específico do texto no qual o termo aparece será destacado nos chamados snippets.
Futuramente, a Pesquisa do Google deve ter outra atualização para facilitar a localização de critérios específicos sobre um produto. A ideia é oferecer análises com diferentes opiniões para ajudar quem está na dúvida de qual celular Android comprar ou qual notebook é melhor para editar vídeos.