Publicidade

Google dará mais contexto a respostas rápidas para evitar desinformação

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Agosto de 2022 às 15h06

Link copiado!

Brett Jordan/Unsplash
Brett Jordan/Unsplash
Tudo sobre Google

O Google alertará usuários quando uma pesquisa não apresentar muitos resultados confiáveis. Em anúncio feito nesta quinta (11), a empresa mostrou como o buscador tentará exibir mais contexto sobre os sites encontrados, bem como sinalizar desconfiança de determinados resultados, numa medida para tentar conter a disseminação de notícias falsas.

Exibido no topo dos resultados de pesquisa, o alerta informará que “não há muitos bons resultados” para a pesquisa solicitada. O buscador não mostrará exatamente quais sites não têm informações de qualidade e ainda fornecerá atalhos para eles, mas o aviso permitirá que o usuário ao menos reflita sobre os endereços encontrados.

Continua após a publicidade

Além disso, os sistemas do Google foram incrementados com um “indicador de relevância”, que mostra quando o interesse por um tema específico cresce e veículos jornalísticos, portais e autoridades públicas ainda não noticiaram ou documentaram o assunto.

Nessas ocorrências, o buscador recomendará que o usuário refaça a pesquisa mais tarde, provavelmente quando o tema for devidamente divulgado. Essa adição tem potencial de minimizar a proliferação de desinformação, principalmente em casos de acontecimentos recentes.

Mais contexto no Google

O Google apresentará detalhes sobre uma página direto na tela de resultados. O botão “Sobre este resultado” fornecerá informações do site, como setor de atuação, sua primeira aparição no Google, sua popularidade na web, ou se não existem dados relevantes relacionados a ele disponíveis na internet.

Continua após a publicidade

Futuramente, também será disponibilizada a seção “Sobre esta página” que, assim como a novidade anterior, exibirá informações do site, mas quando o usuário já estiver em um site encontrado na busca.

Ambas as adições, na verdade, já foram vistas em testes no Google em 2021. A diferença agora é a disponibilidade geral dos novos recursos e o suporte para português.

Melhor destaque de conteúdo

Continua após a publicidade

Outra adição importante para incrementar a qualidade da informação no Google são os recortes melhores em trechos de conteúdo — aquelas caixas que aparecem no topo de algumas pesquisas. O filtro aprimorado utilizaria inteligência artificial para analisar quando existe consenso num dado específico e, daí, destacá-lo na página de resultados, minimizando a chance de estampar a seção com desinformação.

Este último recurso, porém, não estará disponível para português brasileiro por enquanto, então os resultados atuais não devem ser afetados por ele ainda.