Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CEO da Google afirma que está longe de lançar seu mecanismo de busca na China

Por| 17 de Agosto de 2018 às 14h15

Divulgação
Divulgação
Google
Tudo sobre Google
Continua após a publicidade

Em uma reunião semanal com os funcionários na sede de sua empresa em Mountain View, Califórnia, Sundar Pichai revelou que a gigante da tecnologia ainda “não está próxima de lançar seu mecanismo de buscas na China”, apesar de a companhia estar projetando algo especialmente para o país.

Seu comentário está relacionado com as notícias recentes de que a Google estaria desenvolvendo um novo mecanismo de buscas voltado para a China, que permitiria ao governo chinês censurar os resultados de seus cidadãos. Este projeto, intitulado “Dragonfly”, levou mais de 1.000 funcionários da companhia a protestarem contra a censura patrocinada pelo Estado.

Este já é o segundo protesto iniciado por funcionários contra os próprios projetos da Google em questão de meses. No início do ano, o assunto foi o Projeto Maven que a gigante estava desenvolvendo com o governo dos Estados Unidos, levando vários empregados até mesmo a pedirem demissão. Esse novo movimento já arrecadou mais de 1.000 assinaturas em uma carta aberta.

No documento, os funcionários pedem que a Google seja mais transparente e que crie um processo de revisão ética para o Dragonfly. Vale lembrar que a gigante saiu da China há oito anos justamente por não concordar com o governo do país quanto à censura de sua tecnologia, e desde então vem tentando voltar ao mercado chinês de alguma outra maneira.

Fonte: CNet