Buscador do Google barrou sites de spam seis vezes mais em 2021
Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Abril de 2022 às 10h46
O Google apresentou dados sobre como seu buscador passou a identificar spam melhor de 2021 para cá. Um relatório publicado pela empresa revelou informações relevantes do sistema de inteligência artificial SpamBrain, que teria ajudado a manter "mais de 99% das pesquisas livres de spam".
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Entre 2020 e 2021, o índice de acerto dessa tecnologia teria crescido ao ponto de entregar uma eficácia seis vezes melhor. Graças à ferramenta, houve uma redução de 70% do chamado hacked spam, páginas criadas por criminosos com finalidade de roubo. A maioria delas vem com códigos que, quando instalados na máquina do usuário, registram as teclas digitadas pelas pessoas ou acessam senhas salvas no navegador.
A IA do Google consegue identificar sites nocivos que podem injetar malwares e páginas fraudulentas que se passam por verdadeiras — em geral, tentam capturar dados pessoais ou vender produtos inexistentes. O SpamBrain é baseado em aprendizado de máquina, portanto está em constante evolução para se adequar às novas técnicas criadas por spammers para burlar os filtros da pesquisa, com novas técnicas de SEO e estratégias para melhorar artificialmente o posicionamento.
Quando o assunto são páginas puramente de spam, usadas apenas para lucrar com a exibição de anúncios, mas sem conteúdo real, a redução ficou em 75%. Normalmente esses sites são apenas inflados artificialmente com palavras-chave na tentativa de obter as primeiras posições do ranking. Muitos desses sites usam links de outros grandes sites, em geral comprados ou "trocados", para melhorar a métrica de PageRank.
SEO para conteúdo em alta
Vale lembrar que o buscador do Google é a fonte primária do orçamento da companhia, pois envolve o destaque de propagandas no Google Ads. Não é surpresa que a gigante das pesquisas invista a maior parte dos seus esforços para melhorar a experiência dos resultados.
"Os golpistas muitas vezes tentam criar sites de baixa qualidade com palavras-chave, logotipos de marcas famosas e um número de telefone para o qual querem que você ligue. Nossas soluções algorítmicas trabalham para garantir que golpes e fraudes dificilmente apareçam em seus resultados de pesquisa", explicou o gerente de comunicações políticas do Google, Ned Adriance, ao site Cnet.
Hoje, muitas técnicas de SEO usadas há dois ou três anos já não alcançam o resultado esperado. O Google explicou que continuará a investir em tecnologias que impeçam manipulações artificiais de alcançar destaque na busca orgânica. A sugestão da companhia é direcionar tempo e dinheiro para produzir conteúdo de qualidade, em vez de querer adotar "atalhos" para bular o algoritmo.