Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google testa pesquisa que combina texto e imagens para mais eficiência

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Abril de 2022 às 12h32

Link copiado!

Pixabay/Photo Mix
Pixabay/Photo Mix
Tudo sobre Google

O Google Lens testa a capacidade de pesquisar imagens e texto ao mesmo tempo no app. Ainda em desenvolvimento, o recurso permite combinações entre o conteúdo de uma imagem com palavras-chave para filtrar ainda mais os resultados.

A combinação adiciona uma camada interessante para o mecanismo de busca do Google, permitindo apontar para características específicas de uma imagem enquanto pesquisa por outras coisas. Por exemplo, se uma cor parece interessante, dá para pesquisar por vestidos, tecidos ou meias daquele tom específico, sem antes descobrir o nome exato da paleta para colocá-lo por escrito.

Cenários mais complexos também podem ser atendidos, como a identificação de produtos. Se combinada uma pesquisa “como fazer limpeza” a uma foto de um aspirador robô, por exemplo, o Google poderia entregar resultados com tutoriais de como executar a manutenção do dispositivo (se disponíveis na internet), mesmo sem ter o nome do modelo por escrito.

Continua após a publicidade

Reforços a caminho

No ano passado, a Gigante das Pesquisas apresentou o Multitask Unified Model (MUM), uma adição para incrementar as capacidades do mecanismo de busca via Google Lens. Conforme uma demonstração liberada posteriormente, o recurso faria exatamente o que a empresa experimenta na pesquisa combinada de textos e imagens — porém, o modelo ainda não foi implementado.

Nos atuais testes com a ferramenta de busca, é possível que o Google esteja preparando terreno para a adição do MUM ao Google Lens. “Tudo isso é possível graças aos nossos mais recentes avanços em inteligência artificial, que facilitam a compreensão do mundo ao seu redor de maneira mais natural e intuitiva”, explicou a empresa quanto ao recurso experimental.

Provavelmente, a companhia também incorporará o MUM ao Lens para conferir o funcionamento da ferramenta frente as buscas combinadas. “Também estamos explorando maneiras pelas quais esse recurso pode ser aprimorado pelo MUM — nosso mais recente modelo de inteligência artificial para pesquisa — para melhorar os resultados de todas as perguntas que você possa imaginar”, antecipou o Google.

Continua após a publicidade

Disponibilidade limitada

Por enquanto, porém, não há previsão para a implementação do recurso, tampouco para a ampliação dos testes com a pesquisa combinada. Para todos os usuários que não residem nos EUA, portanto, resta aguardar por mais novidades.

Fonte: Google (1, 2)