Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisa do Google no desktop testa redesenho com coluna à esquerda; veja imagem

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Abril de 2022 às 21h00

Link copiado!

Benjamin Dada/Unsplash
Benjamin Dada/Unsplash
Tudo sobre Google

O Google começou a testar uma mudança no seu buscador para desktop que move os métodos de pesquisa alternativos, como imagens, notícias e vídeos, para o lado esquerdo da tela. Atualmente, essas opções ficam logo abaixo da barra de pesquisa nos computadores, mas podem trocar de posição em breve.

Por padrão, quatro opções são visíveis na coluna e podem mudar conforme o tipo de pesquisa efetuada. Logo ao lado delas, há um botão chamado "Mais" que oferece algumas filtragens extras e mais recursos não exibidos originalmente, porque não cabem no layout atual.

Continua após a publicidade

No modelo experimental, é possível que cada resultado traga opções mais direcionadas dependendo das palavras-chave usadas na busca. Por exemplo: se você quiser saber sobre um restaurante nas redondezas, o resultado oferecerá resultados com a indicação de acesso da localização no Google Maps. Já para quem deseja comprar um notebook, o mecanismo de busca recomendará uma olhada no Google Shopping.

A mudança, embora seja simples, dá mais ênfase às pesquisas segmentadas, já que as opções ocupam um espaço antes vazio com uma fonte maior. Por enquanto, o redesenho foi visualizado por poucas pessoas e somente no modo de navegação em janela anônima.

Diferença entre o layout antigo e o novo

Essa renovação também muda o local onde é exibido o tempo utilizado pelo Google para encontrar e a quantidade de resultados retornados pela pesquisa, posicionados abaixo da linha do cabeçalho da página. Agora, esses dados ficam acima da linha, ao lado do botão "Ferramentas", uma das poucas coisas que não mudaram de lugar.

Continua após a publicidade

Os resultados da pesquisa permanecem no centro da página, embora tenham sido um pouco deslocados para a direita, justamente para compensar a coluna de opções à esquerda. No modelo antigo, os sites se alinham à barra de pesquisa, assim como no novo, mas o campo de digitação das palavras foi movido mais para a direita, como forma de deixá-lo mais harmonizado com os resultados.

Não é a primeira vez que o Google testa o uso do canto esquerdo da página de resultados da pesquisa. Um design visualizado já testava essa opção em 2020, porém com enfoque nos cabeçalhos da seção de gráficos de conhecimento, em vez dos métodos de pesquisa alternativos. Aparentemente, o layout de 2020 foi descartado, por isso ainda não dá para saber se este apresentado agora pode se tornar oficial no futuro.

Fonte: 9to5Google