Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Alívio para os fãs! Canal do Zangado é restaurado e vídeos parecem intactos

Por| 08 de Dezembro de 2020 às 19h20

Divulgação/Assessoria de Imprensa Zangado
Divulgação/Assessoria de Imprensa Zangado
Continua após a publicidade

No começo deste mês, o Canaltech noticiou um fato triste: o canal no YouTube do Zangado, famoso por falar sobre jogos eletrônicos e que ostenta nada menos do que 4,2 milhões de inscritos, havia sido invadido por criminosos cibernéticos. O ataque ocorreu logo após o aniversário de 11 anos do canal, sendo que os invasores haviam aparentemente apagado todos os clipes do youtuber para promover um golpe sobre criptomoedas.

Agora, nesta terça-feira (8), a assessoria de imprensa do Zangado informou que o canal está de volta — e, o melhor, aparentemente intacto! Com a ajuda da própria equipe do YouTube, Thiago Silva (o verdadeiro nome do “Zangado”) conseguiu reaver acesso à sua conta. A maior preocupação dos fãs era a de que os clipes houvessem sido deletados permanentemente, mas, ao que tudo indica, eles só estavam ocultos e estão sendo restaurados gradualmente.

“Gostaria de agradecer a todos vocês que mandaram mensagens pelas minhas redes sociais, aos que publicaram tweets pedindo ajuda ao time do Google, aos que usaram seus contatos para tentar ajudar e principalmente aos meus fãs, que como sempre foram sensacionais me apoiando nesse momento que foi o mais difícil da minha carreira de 11 anos no YouTube”, afirmou Thiago, grato pelo apoio recebido.

Como citado anteriormente, os vídeos estão sendo restaurados pouco a pouco e, por isso, é natural que os espectadores não encontrem, por hora, algumas playlists ou conteúdos antigos. Zangado também orienta que seus seguidores se certifiquem se ainda estão inscritos no canal; ademais, para aqueles que haviam ativado o sino de notificações para novas publicações, a recomendação é que esse processo seja refeito.

Alívio para os fãs! Canal do Zangado é restaurado e vídeos parecem intactos
Imagem: Captura de Tela/Canaltech

“Apesar de tudo, um problema realmente grave, o lado bacana da história foi a mobilização. Receber o apoio de amigos queridos, da imprensa — foram publicados mais de 50 artigos — e os mais de cem tweets de influenciadores de todos os tamanhos do Brasil apoiando o Zangado nesse momento difícil. O processo demorou, mas quero agradecer o apoio do Time do YouTube no Brasil”, ressaltou Fernanda Domingues, empresária do youtuber.

O que aconteceu? Relembre o caso

Continua após a publicidade

Na tarde do dia 1º de dezembro — um dia após seu aniversário de 11 anos de existência —, o canal do Zangado foi vítima de um ataque cibernético. Não há detalhes técnicos sobre o incidente; o que sabemos é que o criminoso teria sequestrado a conta do influenciador, ocultado todos os seus vídeos sobre games e publicado uma falsa live da investidora Cathie Wood, na tentativa de enganar os internautas para um golpe envolvendo criptomoedas.

Trata-se, infelizmente, de uma situação comum. Youtubers de relevância são alvos frequentes de meliantes digitais, que enviam e-mails maliciosos (geralmente propondo supostas parcerias ou acesso antecipado a conteúdos) no intuito de invadir o canal. Uma vez de posse da conta, os golpistas podem tanto se aproveitar daquela audiência “pronta” por conta própria ou comercializá-la para terceiros.