Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Controle do Stadia não funcionará sem fio em outros aparelhos no lançamento

Por| 17 de Outubro de 2019 às 12h30

Renato Mota/Canaltech
Renato Mota/Canaltech
Google Stadia
Google Stadia
Continua após a publicidade

A Google anunciou uma decisão estranha sobre o controle do Stadia, seu serviço de jogos por streaming a ser lançado em novembro. O acessório só será compatível por conexão sem fio ao Chromecast Ultra no lançamento.

A informação veio de uma imagem da apresentação da Google durante o lançamento do Pixel 4, nesta terça. Um usuário do Reddit percebeu que a companhia adicionou uma observação em um dos vídeos do produto, indicando que ele não funcionaria em outros aparelhos.

Controle do Stadia não funcionará sem fio em outros aparelhos no lançamento
Parte da transmissão em que a Google informa sobre a limitação (Foto: Divulgação/Google)

“No lançamento, a utilização sem fio do controle do Stadia só estará disponível na TV usando um Chromecast Ultra”, diz o texto oficial. Depois de levantada a polêmica, a gerente de comunidade, Grace Yang, conhecida como GraceFromGoogle, confirmou a informação.

Os usuários se mostraram confusos sobre dois pontos. O primeiro é se apenas o Chromecast funcionaria com o controle do Stadia no modo sem fio. Já o segundo se o joystick não seria realmente compatível com outros dispositivos.

“As duas afirmações estão corretas”, afirmou a gerente. Ou seja, o acessório só vai mesmo funcionar no dongle da Google.

Outro dado apresentado oficialmente por Yang é de que o acessório poderá ser usado em PCs, mas via cabo. “Quando você ligar com um cabo USB, o controle do Stadia se comporta como um controle USB HID padrão e pode funcionar em outras plataformas a depender do jogo ou configuração”, completou.

A Google, contudo, ainda não disse o motivo da limitação, já que, ao usar Bluetooth, não seria necessário excluir outros dispositivos. Ao site The Verge, a companhia disse que está focando o desenvolvimento para que o controle sem fio funcione bem primeiro na TV. O sistema do Stadia permite configurar o áudio do serviço via Bluetooth, mas a emissão de sinal acontece via wi-fi, o que pode dificultar a maleabilidade em outros dispositivos.

Continua após a publicidade

A boa notícia é que isso significa que a compatibilidade com outras plataformas deve chegar em breve ao controle.

Atualmente, joysticks do Xbox One, PlayStation 4 e até os joy-cons do Nintendo Switch são compatíveis com games no PC.

Anunciado no meio do ano, o Stadia é um serviço de jogos por streaming, cujo processamento é feito em nuvem. Ou seja, deve exigir uma internet boa para funcionar, mas não um hardware potente.

A plataforma chega ao mercado em 19 de novembro em 14 países, sendo que o Brasil não está na lista. Contudo, se você quiser saber se nosso país tem infraestrutura para receber o Stadia, conversamos com especialistas da Cisco sobre o assunto.

Continua após a publicidade

Fonte: Reddit, The Verge