Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rússia vai lançar nave para resgatar astronautas na ISS em fevereiro

Por| Editado por Patricia Gnipper | 11 de Janeiro de 2023 às 12h43

NASA TV
NASA TV
Continua após a publicidade

A Rússia confirmou que irá lançar uma nave Soyuz sem tripulação à Estação Espacial Internacional (ISS), que será usada para o retorno de alguns dos astronautas a bordo. O novo veículo será enviado ao laboratório orbital em 20 de fevereiro para substituir a Soyuz MS-22 que, apesar de seguir acoplada à estação, está danificada e não poderá trazer os astronautas de volta à Terra em segurança.

Em dezembro, a cápsula Soyuz MS-22 apresentou um vazamento no tanque de refrigeração enquanto os cosmonautas Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin se preparavam para um spacewalk. A atividade extraveicular acabou cancelada, e a agência espacial russa Roscosmos afirmou que havia uma abertura de menos de um milímetro no circuito de resfriamento.

Segundo a agência espacial, testes reproduzidos em solo replicaram o dano observado, e os levou a concluir que a abertura foi causada pelo impacto de um micrometeoroide. Já em um comunicado publicado nesta quarta-feira (11), a Roscosmos explicou que a nave Soyuz MS-23 será lançada à ISS sem tripulação.

Quando foi lançada, a MS-22 levou Prokopyev, Petelin e Frank Rubio, astronauta da NASA, à estação. Eles iriam ficar a bordo até março, mas com o ocorrido, o trio deverá estender a estadia em órbita por tempo indeterminado e retornarão com a MS-23. Originalmente, esta nave iria levar um novo trio de astronautas ao laboratório orbital.

Por enquanto, a Roscosmos não revelou quando os novos tripulantes irão à ISS, mas é provável que viajem a bordo da Soyuz MS-24. Além disso, não há informações sobre as consequências que a mudança de planos pode ter em outras missões com lançamento programado, como a Crew-6, da SpaceX, que deverá ser lançada em fevereiro.

Fonte: SpaceNews