Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rover Perseverance coleta 7ª amostra e se prepara para ir a antigo delta de rio

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Março de 2022 às 08h00

NASA/JPL-Caltech/ASU
NASA/JPL-Caltech/ASU
Continua após a publicidade

O rover Perseverance acaba de coletar sua sétima amostra, que se junta às outras seis já obtidas em Marte. Os membros da equipe da missão anunciaram o sucesso da nova coleta nesta terça-feira (8), em uma publicação no Twitter, e confirmaram que o material já foi armazenado. De acordo com o tuíte, mais uma amostra deverá ser obtida da mesma região antes de o rover seguir para seu próximo destino.

Na publicação, os oficiais da NASA incluíram algumas imagens de uma rocha, com uma pequena marca deixada pela perfuração em sua superfície. “Estou com a minha sétima amostra a bordo, obtida da rocha que você vê aqui”, escreveram, como se o rover estivesse contando sobre a coleta. “Planejo obter mais uma amostra daqui antes de seguir em direção ao antigo delta do rio”.

Na Terra, os deltas de rios têm boa capacidade de preservação de sinais da vida como conhecemos e de compostos orgânicos. Como a cratera Jezero abrigou um antigo lago e o delta de um rio no passado, a equipe da missão a considera um ótimo local para a coleta de amostras e busca por vestígios deixados por seres vivos, caso tenham existido no Planeta Vermelho.

Durante o primeiro ano de sua missão, o rover Perseverance se dedicou à exploração da cratera, indo nas direções sul e oeste em relação ao seu local de pouso. Agora, o veículo está seguindo de volta ao ponto em que desceu à superfície de Marte, a caminho de um segmento acessível do delta. Enquanto isso, o helicóptero Ingenuity vai acompanhá-lo, auxiliando no reconhecimento da região e identificando possíveis perigos.

É esperado que, até o fim de sua missão, o rover Perseverance tenha coletado algumas dúzias de amostras do planeta. Se tudo correr bem, a NASA e a Agência Espacial Europeia vão trabalhar em uma campanha conjunta para trazer o material de volta para a Terra, para estudos aprofundados.

Fonte: NASA; Via: Space.com