Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Perseverance completa "depósito reserva" de amostras em Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 30 de Janeiro de 2023 às 18h21

NASA/JPL-Caltech/MSSS
NASA/JPL-Caltech/MSSS
NASA
Tudo sobre NASA
Continua após a publicidade

O rover Perseverance acaba de guardar a 10º amostra de rochas e solo de Marte no “depósito” que vinha montando na região de Three Forks, no Planeta Vermelho. O procedimento foi realizado no domingo (29), menos de seis semanas após as primeiras amostras serem deixadas ali.

Os oficiais da NASA comemoraram o feito em uma publicação no Twitter. “Alguém entendeu a lição de casa”, escreveram, destacando que as amostras deixadas ali podem ser levadas à Terra para análise no futuro. Eles incluíram também algumas fotos do rover Perseverance, acompanhado pelos tubos das amostras.

Confira:

Para depositar os tubos, o rover seguiu um padrão de zigue-zague, separando cada um deles a distâncias de 5 a 15 metros. Agora que finalizou o armazenamento das amostras, o rover seguirá viagem ao delta do antigo rio que existiu na cratera Jezero, explorando rochas de interesse científico ao longo da viagem.

Conforme realiza suas explorações científicas no planeta, o Perseverance veio coletando pares de amostras das rochas selecionadas pela equipe. A ideia é que uma amostra de cada par seja deixada no depósito, que servirá como uma reserva, enquanto o outro conjunto segue armazenado no interior do rover.

É que, embora o rover esteja em bom estado no momento, não é possível garantir que ele continuará assim até o material coletado ser enviado à Terra, no início da próxima década, pela campanha realizada pela NASA e Agência Espacial Europeia.

Continua após a publicidade

É aqui que entra o depósito: caso o rover não consiga levar as amostras para um módulo de pouso da NASA, dois pequenos helicópteros vão coletá-las dali. Para facilitar a tarefa (se for necessário executá-la), a equipe da missão mapeou a posição de cada tubo e seu respectivo adaptador, para que eles possam ser encontrados mesmo que estejam cobertos por poeira.

Fonte: NASA