Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fotos incríveis mostram astronautas chineses no espaço com a Terra ao fundo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Outubro de 2022 às 19h24

CMSA
CMSA
Continua após a publicidade

A agência espacial chinesa publicou novas fotos tiradas durante uma das caminhadas espaciais realizadas pelos taikonautas (nome dado aos astronautas chineses) da missão Shenzhou-14, que seguem a bordo da nova estação espacial da China. As fotos mostram partes da estação e, claro, a beleza da Terra vista do espaço.

Os membros da Shenzhou-14 chegaram à estação Tiangong-3 em junho, para passar aproximadamente seis meses a bordo do novo complexo orbital. Até o momento, Chen Dong, Cai Xuzhe e Liu Yang realizaram duas caminhadas espaciais, ambas conduzidas durante setembro.

A primeira durou cerca de sete horas, e contou com Chen Dong e Liu Yang, enquanto Xuzhe ficou a bordo da estação para dar suporte a eles. Durante o spacewalk, a dupla instalou novas válvulas e ajustou uma câmera do módulo laboratorial da estação.

Já o segundo spacewalk durou aproximadamente cinco horas e foi realizado por Cai e Dong, com Yang a bordo da estação para dar apoio a eles. Durante a atividade extraveicular, os tripulantes instalaram um apoio para os pés no braço robótico da estação, adicionaram corrimão de emergência e instalaram novas válvulas.

Foto tirada pelos taikonautas durante um spacewalk (Imagem: Reprodução/CMSA)
Foto tirada pelos taikonautas durante um spacewalk (Imagem: Reprodução/CMSA)

O trio de taikonautas já soma mais de 100 dias no espaço e, segundo Yin Rui, vice-comandante-chefe do sistema de astronautas na CMSA, ainda há muito o que esperar do restante da estadia dos tripulantes. “A estação espacial da China estará pronta antes de dezembro”, disse ele, em referência ao restante do processo de montagem da estação.

Continua após a publicidade

A estação espacial Tiangong-3 já conta com dois módulos e deverá receber o módulo Mengtian, o terceiro e último, em outubro. Após o lançamento do Mengtian, o país deverá levar uma nave cargueira e mais uma tripulação à estação. “A estrutura ‘em forma de um T perfeito’ ficará a 400 km acima da Terra”, disse Yin.

Fonte: CGTN