Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quando Sandman estreia na Netflix?

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Julho de 2022 às 18h30

Netflix
Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix
Continua após a publicidade

Uma das adaptações de quadrinhos mais esperadas de todos os tempos, Sandman finalmente vai ganhar sua versão em live-action na Netflix em breve. Depois de várias transformações no projeto, a clássica HQ de Neil Gaiman vai virar série e está prestes a chegar ao streaming.

E essa foi uma jornada que deixou os fãs ansiosos e aflitos por muito tempo. Isso porque os rumores e conversas sobre levar as histórias do Deus dos Sonhos para fora dos gibis é algo que vem circulando em Hollywood há muito tempo, a ponto de a adaptação se tornar uma lenda — ou, ainda pior, algo feito de qualquer jeito.

A boa notícia é que a confirmação de que os quadrinhos iriam virar uma série produzida pela Netflix com envolvimento direto de Gaiman e com um grau de fidelidade incrível mostra não só um respeito enorme com a obra original como também que toda a preocupação que permeou os fãs pela última pode ser deixada de lado.

Sandman vai finalmente ganhar uma versão em live-action. Mas estará à altura do clássico? (Imagem: Divulgação/Netflix)
Sandman vai finalmente ganhar uma versão em live-action. Mas estará à altura do clássico? (Imagem: Divulgação/Netflix)

O que é Sandman?

Se você caiu de paraquedas em meio ao hype do pessoal e não faz ideia do que se trata Sandman, a gente explica. Não tem nada a ver com o vilão do Homem-Aranha que apareceu em Sem Volta para Casa, mas com um dos quadrinhos mais aclamados das últimas décadas, um verdadeiro clássico cult que marcou toda uma geração.

Sandman é uma série de HQs publicada pela Vertigo, o antigo selo adulto da DC, e escrita pelo britânico Neil Gaiman — o mesmo de Deuses Americanos e Coraline, apenas para citar algumas de suas obras mais famosas. Contudo, apesar da popularidade dessas histórias, nenhuma se iguala à história do Deus dos Sonhos.

Continua após a publicidade
A história do Deus dos Sonhos era esteticamente muito bonita, mas eram os seus roteiros que brilhavam (Imagem: Reprodução/DC Comics)
A história do Deus dos Sonhos era esteticamente muito bonita, mas eram os seus roteiros que brilhavam (Imagem: Reprodução/DC Comics)

No finalzinho dos anos 1980, a indústria de quadrinhos dos EUA vivia a chamada Invasão Inglesa, que foi um período em que autores e artistas vindos da Inglaterra passaram a dar sua visão sobre o mundo dos super-heróis, seja reimaginando clássicos ou criando os seus próprios. Watchmen de Alan Moore é o exemplo mais claro disso.

Foi quando a DC trouxe Neil Gaiman para revitalizar um personagem um tanto quanto esquecido da sua galeria de personagens. Sandman era um herói da Era de Ouro da editora bastante desconhecido que combatia o crime usando uma estranha máscara e botando os bandidos para dormir. Só que Gaiman decidiu ignorar tudo isso e fazer sua própria interpretação desse universo, misturando muitos elementos místicos e esotéricos a esse personagem que, agora, era literalmente uma divindade.

As primeiras histórias desse novo Sandman foram publicadas originalmente em novembro de 1988 e foram um sucesso imediato, mostrando o retorno de Morpheus, a entidade responsável pelo Sonhar, depois de passar todo o século XX aprisionado.

Continua após a publicidade
Todo o universo construído em torno de Morpheus e seus irmãos é muito interessante e rica (Imagem: Reprodução/DC Comics)
Todo o universo construído em torno de Morpheus e seus irmãos é muito interessante e rica (Imagem: Reprodução/DC Comics)

A partir daí, as histórias acompanham esse protagonista na tentativa de reconstruir seu reino ao mesmo tempo em que desenvolve todo o universo à sua volta, incluindo os irmãos de Morpheus e todo o lado místico que nunca dava as caras nas revistas dos heróis.

E tudo isso é feito de uma forma bem coesa, costurando Batman e Constantine com Caim e Abel, trazendo Lúcifer para a roda e ainda misturando outras mitologias, o que fez com que o quadrinhos fosse sempre muito rico nesse aspecto cultural. Em paralelo, a escrita de Gaiman também era muito certeira nas críticas, trazendo mensagens e apontamentos no subtexto que elevavam muito a qualidade de cada edição. Por isso mesmo, Sandman se tornou um clássico atemporal.

A novela por trás da adaptação

Continua após a publicidade

Por ser uma HQ tão influente e popular, era óbvio que Hollywood ia crescer os olhos para ela à medida que as adaptações de gibi iam se tornando cada vez mais lucrativas no cinema. Por isso, as conversas sobre trazer um live-action de Sandman circulam há anos.

A primeira vez que ouvimos falar sobre o assunto foi durante a San Diego Comic-Con de 2007, quando o próprio Neil Gaiman começou a comentar a possibilidade. Sem dar muitos detalhes, ele dizia que um filme de sua obra parecia estar perto de acontecer, mas que ele só permitiria caso confiasse realmente no projeto e que tivesse algum produtor realmente apaixonado para encabeçar o projeto.

Mesmo com algumas mudanças aqui e ali, a adaptação da Netflix parece bastante fiel à obra original (Imagem: Divulgação/Netflix)
Mesmo com algumas mudanças aqui e ali, a adaptação da Netflix parece bastante fiel à obra original (Imagem: Divulgação/Netflix)
Continua após a publicidade

Só que as coisas não avançaram muito e o papo de adaptação só retornou em 2013, quando Joseph Gordon-Levitt (500 Dias com Ela) surgiu dizendo que iria produzir o longa juntamente com David Goyer. Até um roteirista chegou a ser nomeado na época.

Tudo parecia certo, mas a realidade se provou mais complicada. Até porque, três anos depois, o próprio ator disse que estava se afastando do projeto por causa de supostas diferenças criativas. As razões nunca foram detalhadas, mas Gordon-Levitt sugeriu que sua visão do personagem e da HQ não eram a mesma da New Line, que detinha os direitos da adaptação. Morria assim a tentativa de levar o clássico para o cinema.

Quando Sandman estreia na Netflix

Dessa forma, Sandman voltou para o limbo por quase uma década até ter sido confirmado como uma série na Netflix. Desta vez, parece que as coisas foram menos conturbadas e a produção conseguiu evoluir em um bom ritmo — ainda mais com uma pandemia no meio.

Continua após a publicidade

Assim, Sandmanserá lançada na Netflix no dia 5 de agosto. A primeira temporada terá 10 episódios e, levando em conta a extensão da obra original nos quadrinhos, é bem provável que tenhamos uma renovação em breve — isso, é claro, se os fãs aprovarem.